População se mobiliza para enfrentar o novo vírus

A população de Pindamonhangaba está se mobilizando para evitar que o novo coronavírus se espalhe pela cidade.
Diversas instituições têm adaptado suas rotinas para estar em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde.
Igrejas e centros religiosos em geral buscam orientar os seus membros, para minimizar os riscos de contaminação.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Pastores de Pindamonhangaba, Ezequiel Braça, todas as unidades cristãs forma orientadas. “Divulgamos um comunicado com recomendações importantes que devem ser seguidas pelos pastores”, destacou ele. “Entendemos que a igreja é um local de fé e esperança e é importante que as pessoas continuem indo aos cultos. Além de todas as medidas preventidas, é fundamental que o povo de Deus se una em oração por nosso país neste momento”.
A maioria das igrejas da cidade mantém suas reuniões com reforço de cuidados de higiene. Esse é o caso da Igreja do Evangelho Quadrangular. “Até que haja uma nova orientação das autoridades e especialistas, estamos preservando nossa programação de cultos. Nas reuniões e por nossas redes sociais, orientamos os membros sobre cuidados de higiene e fizemos algumas alterações na liturgia, evitando o cumprimento de mãos, por exemplo. Acreditamos que é um momento de cautela, fé e muita sabedoria. É importante manter a serenidade e buscar informações com os órgãos oficiais, evitando o pânico generalizado”, enfatizou o pastor Lucas Antunes.

Dom Wilson Luís Angotti Filho, bispo da Diocese de Taubaté, passou algumas orientações a respeito dos cuidados básicos de higiene e pediu para suprimir nas celebrações ações que possam favorecer a proliferação da doença, entre elas o ‘Rito da Paz’ e o ‘Pai Nosso’ de mãos dadas. “Há um risco da suspensão das celebrações e o isolamento, como tem colocado as autoridades do Estado. A princípio, na paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, suspendemos a catequese, as reuniões e as atividades pastorais; mantendo, até segunda ordem, as missas. Ressalto que disponibilizamos álcool gel, na matriz, e que orientamos as pessoas a cuidar das atitudes que dependem delas e que evite o pânico. Nosso papel como igreja é ajudar as pessoas a não criarem pânico”, alertou o padre Kleber Rodrigues da Silva, informando que nesta terça (17), o bispo deve anunciar novas orientações.

  • Créditos da imagem: Divulgação