Editorial : Por elas!

Na segunda-feira, dia 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher. Mas, o que deve ser colocado em pauta como reflexão em uma data tão importante?

Atualmente as mulheres ultrapassam 50% da população brasileira. Todavia, elas não alcançam essa mesma maioria em cargos de comando, tanto no serviço público como no privado. Portanto, precisamos falar de equidade de gênero. Precisamos buscar igualdade, considerando, porém, a realidade prática encontrada.

Promover a equidade de gênero em todas as atividades, além de melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade, fortalece consequentemente a economia e propicia o desenvolvimento sustentável. A discriminação é uma postura que deve ser combatida.

Na semana que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, devemos fazer uma reflexão permanente, despida de preconceito, ideologia, idade, raça, sexo, para garantir que se acabe com a discriminação contra as mulheres. Essa postura deve ser empreendida todos os dias.

Não podemos esperar apenas por soluções vindas dos governantes. Esse é um tema que deve plasmar nossas ações e escolhas diárias, da educação dos filhos, das conversas de grupos, dos movimentos civis.

Infelizmente, ainda se constatam desigualdades no mercado de trabalho, violência e exploração sexual, divisão desigual sobre as obrigações domésticas e a discriminação pública, que continuam como grandes barreiras a serem vencidas.

Porém, essa luta não é só das mulheres; é de toda a sociedade. Temos a obrigação de nos unirmos em prol de uma sociedade mais justa, equânime e menos desigual. Agindo assim, estaremos no caminho certo.