Editorial : “Por onde anda seu sorriso?”

E mais uma vez vamos falar sobre o “Setembro Amarelo”.
Sim, é preciso falar, falar, falar, até que haja maior conscientização! Este é o principal papel das campanhas preventivas.

Conhecido como mês de prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo” prevê ações como palestras, encontros e debates que buscam alertar, prevenir e reduzir números como estes: mais de 13 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Infelizmente, esta triste realidade cresce, principalmente, entre os jovens. Cerca de 95% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o intuito de debater este assunto – que muitos ainda têm como tabu -, o Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, em parceria com a Fasc (Faculdade Santa Cecília de Pindamonhangaba), fará o lançamento da campanha “Setembro Amarelo”, nesta quarta-feira, dia 15.

O evento será aberto ao público, que poderá interagir e tirar dúvidas sobre o assunto; além disso, também haverá transmissão ao vivo no Facebook da prefeitura.

O apoio e o engajamento de toda a sociedade é fundamental. Participe!