Por prevenção, escolas de Pindamonhangaba suspendem aulas

Como medida de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, as escolas de Pindamonhangaba estão suspendendo as aulas a partir desta semana, de forma gradativa. A Prefeitura determinou que ‘a Secretaria Municipal de Educação seguirá as orientações do Governo do Estado de São Paulo, na suspensão das aulas, as quais ocorrerão de forma gradual, mediante emissão de nota oficial da respectiva Secretaria. Recomenda-se aos estabelecimentos particulares de ensino a suspensão das aulas (…)’.

Rede Municipal

De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Júlio Valle, “a Educação de Pinda, assim como cidades vizinhas, Tremembé, por exemplo, está adotando uma postura alinhada com o governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Educação, que prevê ao longo dessa semana, do dia 16 até ao dia 20, que as faltas das crianças não serão contabilizadas. Essa medida garante que as crianças cujas famílias já tiverem condições de mantê-las em casa, protegendo-as do convívio nesse primeiro momento, para que a partir do dia 23, próxima segunda, haja suspensão das aulas em toda a Rede Municipal”, explicou Júlio. “As escolas privadas também estão alinhadas nessa decisão; e já se manifestaram com notas oficias para sua comunidade escolar: pais, professores e avós, que muitas vezes tratam diretamente com a escola. Essa medida fará com que a gente evite um grande foco e o aumento exponencial do alastramento do coronavírus”.
Os secretários estaduais de Educação e de Saúde foram enfáticos ao dizer “que esse momento é fundamental para evitarmos novos casos de incidência da doença, preservando a chegada nas cidades do interior; pois quando isso acontecer, não teremos esses pontos de aglutinação, principalmente em escolas públicas municipais e estaduais e nas particulares”. Tudo isso se faz necessário justamente para evitar que as crianças tenham possível contato com o vírus e levem para suas casas, onde pode ter população de risco principalmente, avós.

Rede Estadual

O Governo de São Paulo anunciou, na sexta-feira (13), que o Estado, em acordo com o Ministério da Saúde, fará a interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino. A medida entrou em vigor na segunda (16). Também foi determinado o adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde.
As aulas serão interrompidas gradualmente até o próximo dia 23, quando a paralisação será total nas unidades de ensino. A Etec (Escola Estadual de Ensino Técnico) está com as aulas suspensas desde ontem (16). O Governo de São Paulo recomenda que a medida também seja adotada por todas as escolas particulares do estado, o que vem sendo seguido pela maioria das unidades de ensino de Pindamonhangaba.
Nesta semana, as escolas permanecem abertas para receber as famílias dos alunos e oferecer orientações. Uma delas é evitar que crianças e jovens permaneçam em casa sob a tutela dos avós ou parentes com mais de 55 anos. Os idosos formam o grupo mais vulnerável aos sintomas respiratórios graves provocados pelo covid-19.
A retomada do ano letivo só será definida conforme o avanço do coronavírus for contido no estado de São Paulo.

Ensino Superior

As unidades de ensino superior do município também estão se adaptando às recomendações do Ministério da Saúde.
A Fatec – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo suspendeu as aulas e todas as atividades desde a segunda-feira (16), sem previsão de retomada, seguindo o calendário do Governo do Estado.
A Anhanguera informou que, como medida preventiva, as aulas presenciais estão suspensas até o próximo dia 23 de março.
O UniFunvic, em conformidade com as autoridades da Saúde, comunica a suspensão das atividades acadêmicas presenciais de 16 a 22 de Março de 2020. Mais informações através dos meios de comunicação oficiais (site e redes sociais).
A Faculdade Santa Cecília também iria realizar uma reunião na noite de ontem para definir que medidas tomar.

  • Medida atende orientação do Governo do Estado de São Paulo - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação