Editorial : Por uma cidade mais segura

Questões ligadas à segurança são uma das principais reivindicações da sociedade contemporânea. Ainda assim, de acordo com dados oficiais da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, Pindamonhangaba vem apresentando melhora em todos os índices de violência.

Para a prefeitura, essa queda dos índices é reflexo dos investimentos na área de segurança como, a volta da “Atividade Delegada”, com o dobro de policiais, a aquisição de 25 novas viaturas para a PM e para a Guarda Municipal pelo Executivo, e a criação do COI (Centro de Operações Integradas), permitindo investigações e monitoramento mais efetivos da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Tudo isso, atrelado ao programa “Pinda Inteligente” – sistema que permite que imagens particulares de diversos pontos da cidade sejam fornecidas e monitoradas pelo COI.

É claro que ainda há muito a ser feito. Mas reduzir os índices de criminalidade, expandir programas de segurança, incluindo o aumento do efetivo da Polícia Militar, e criar um centro de monitoramento é um notável avanço para o município.