“Porta de entrada”: telefonistas da Prefeitura contam com auxílio da tecnologia para desenvolverem seu trabalho com segurança

As telefonistas são o ‘Cartão de visitas’, a porta de entrada do público para a Prefeitura de Pindamonhangaba. Com um atendimento atencioso e competente, elas auxiliam munícipes e servidores da administração municipal.
Desde o início da quarentena, muitos setores da Prefeitura aderiram ao tele trabalho (ou homeoffice) – para aqueles serviços que eram possíveis de serem executados remotamente e para os funcionários do grupo de risco (prioritariamente idosos e com comorbidades). As telefonistas também se encaixaram no teletrabalho. E, graças ao uso da tecnologia e à estrutura oferecida pela Prefeitura, elas realizam os atendimentos de suas casas, sem se exporem; e seguindo a recomendação do “fique em casa” –, feita pelos decretos municipais e estaduais.
“Como o serviço das telefonistas, além do fator humano, é claro, é uma atividade que depende da tecnologia, nada melhor do que adaptar a tecnologia existente para que as telefonistas não precisassem se deslocar para a Prefeitura para atender as ligações”, explicou a diretora de Administração da Prefeitura, Lucivânia Souza, acrescentando que foi criado um grupo de whatsapp para que todas as dúvidas sejam esclarecidas em tempo real. “Assim, poupamos essas profissionais de se exporem aos riscos e mantemos o serviço sem prejuízo ao atendimento de munícipes e servidores”.
O princípio utilizado para viabilizar o trabalho das telefonistas é bem parecido com o utilizado para possibilitar os atendimentos dos voluntários do 153 e 0800 da saúde – em que os voluntários realizam o serviço de suas casas.
De acordo com o secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso, responsável pela implantação da tecnologia, a atual gestão vem quebrando alguns tabus. “O ponto principal a ser implantado é uma ‘Prefeitura sem Fronteiras’, e através deste direcionamento fizemos uma prefeitura virtual, ou seja, toda a infraestrutura da prefeitura está na internet”, explicou Danilo. “As pessoas podem acessar os serviços da prefeitura pela internet, pois todos os nossos telefones funcionam via internet e isso faz com que a gente não tenha limitações de onde cada servidor possa trabalhar. E temos visto que até a performance das pessoas tem aumentado”.

A tecnologia utilizada é a Voip – que significa Voz sobre Ip – uma tecnologia que possibilita ligações pela internet com toda a segurança, utilizando usurários e senhas que a pessoa consegue habilitar no celular e no computador da casa dela. Também são utilizadas videoconferências, que aproximam as pessoas através da tecnologia.

Tecnologia aliada: mesmo de casa, elas seguem a rotina

Atualmente, a Prefeitura de Pindamonhangaba conta com cinco profissionais telefonistas. São elas: Giovana de Oliveira Godoi, Gleise Regina de Souza, Raquel Paixão, Solange Cristina Freire Passos e Tereza do Carmo Silva.
Para Giovana de Oliveira Godoi, 38 anos; e 23 anos de Prefeitura, a adaptação foi muito boa. “A iniciativa foi muito boa também, pois nos protege das atuais circunstâncias. Eu mesma tenho bronquite asmática e faço uso do transporte público, pois moro no bairro Cidade Nova, que é bem distante do Paço Municipal, então teria que pegar dois ônibus”, observou. “Trabalho de segunda a sexta, da mesma forma que seria na Prefeitura e mesmo estando em casa, me dedico de forma integral, agora com maior comodidade de horário.
A telefonista Gleise Regina de Souza, que está há 13 anos na Prefeitura, confirma. “A adaptação a essa nova tecnologia foi até bem fácil, tendo em vista que a tecnologia hoje em dia nos auxilia muito e, usada de boa forma, só nos ajuda”, disse. “Achei perfeita a iniciativa da Prefeitura em colocar as telefonistas em homeoffice, pois demonstra preocupação com a saúde de seus funcionários, já que podemos perfeitamente executar esse tipo de serviço em casa”.
Ela conta que foi tranquilo se organizar para trabalhar em casa. “Separei um cantinho na minha sala e organizei minhas ferramentas de trabalho. Inclusive, com acesso ilimitado à internet, pude até conseguir melhores informações aos munícipes”, contou.
Segundo Raquel Paixão, de 33 anos; e 12 de casa, a adaptação também foi ótima. “Acredito muito nos benefícios da tecnologia e em como o seu bom uso pode facilitar e aprimorar nossas relações. O sistema que temos usado tem atendido de igual modo a demanda, assim como o que usamos presencialmente”, garantiu. “Todos nós, funcionários públicos municipais, estamos fazendo o melhor que podemos. Esse é um período que nunca passamos e estamos nos adaptando. Estamos trabalhando, muitos setores com pessoal reduzido, e muitos têm trabalhado mais que nunca. Este é um momento em que o que mais os servidores têm feito é servir da melhor forma que lhes é possível”, destacou.
De acordo com a telefonista Solange Cristina Freire Passos, de 60 anos; e 25 anos de Prefeitura, os atendimentos estão intensos. “As pessoas estão procurando muito a Prefeitura para esclarecimentos a respeito de vacinação, funcionamento do comércio, dúvidas sobre decretos municipais, entre outros”, disse. “Minha adaptação está sendo muito boa. A Prefeitura acertou em colocar o homeoffice, mostra a mudança e a modernidade para que as nossas atividades não parem e assim continuamos a fazer o nosso trabalho como se estivéssemos na Prefeitura”, afirmou.
A telefonista Tereza do Carmo Silva, de 60 anos; e 32 anos de Prefeitura, encara com tranquilidade o homeoffice. “Para mim, está ótimo, adaptação tranquila à tecnologia. Achei bom o homeoffice porque a gente não fica isolada. A organização para trabalhar em casa também está tranquila. Não é a mesma coisa de estar na Prefeitura, mas está bom”, avaliou.
O secretário de Administração da Prefeitura, Fabrício Pereira, ressaltou que “a intenção da Prefeitura é sempre proteger o funcionário e sua família, além de dar condições suficientes para que possa desenvolver um bom trabalho. Hoje a maior parte esta em suas casas fazendo homeoffice e atendendo aos munícipes, bem como aqueles que estão trabalhando presencialmente, estamos oferecendo álcool em gel e máscaras; enfim, tudo o que é necessário. Esta gestão tem preocupação imediata no trabalho humanizado e também em trazer dignidade aos nossos servidores, sem prejuízo ao atendimento do munícipe”, finalizou.

  • Giovana de Oliveira Godoi - Créditos da imagem: Divulgação
  • Gleise Regina de Souza - Créditos da imagem: Divulgação
  • Raquel Paixão - Créditos da imagem: Divulgação
  • Solange Cristina Freire Passos - Créditos da imagem: Divulgação
  • Tereza do Carmo Silva - Créditos da imagem: Divulgação