Pórtico traz novo cartão postal na entrada da cidade

No mês em que Pindamonhangaba celebra seus 315 anos, a Prefeitura de Pindamonhangaba coloca em prática uma ação planejada há anos e que agora torna-se realidade: a instalação de um pórtico acolhedor na entrada da cidade para marcar os novos conceitos que estão transformando o município.
A partir desta semana, quem entra no município pelo acesso principal da Rodovia Presidente Dutra já está vendo, próximo ao Distrito Industrial Dutra, o pórtico que traz os conceitos inovadores de humanização, modernidade e tecnologia.
A obra ainda não foi finalizada e será contemplada com moderno paisagismo, instalação de câmeras de segurança e futuramente um deck de madeira também está sendo planejado com o objetivo de tornar o novo espaço num verdadeiro cartão postal que identifique o município.
Através do plano de participação comunitária, a empresa Nacional Indústria Mecânica é a responsável pela doação da construção do projeto para o município, tendo produzido diretamente toda estrutura e material.
O monumento foi construído em estrutura metálica com revestimento de chapa, tendo 26 metros em seu ponto mais alto e uma extensão de 9 metros.

Novo ciclo

“Esse conceito do pórtico traz aquilo que Pindamonhangaba vislumbra para o seu futuro, aquilo que todo cidadão que mora na cidade deseja: ações modernas com inteligência tecnológica, busca pelo desenvolvimento e progresso industrial e ao mesmo tempo um município com ação humanizada”, explicou o prefeito Isael Domingues.
O monumento também tem o objetivo de tornar-se um marco em memória às vítimas da pandemia do Covid-19 em Pindamonhangaba, para que as pessoas possam lembrar também dos filhos da terra que perderam sua vida pela pandemia. Até o momento são 17 munícipes que foram vítimas do coronavírus em Pinda.
Responsável pela autoria e concepção do projeto, a secretária de Obras e Planejamento, Arquiteta Marcela Franco, acompanhou todo o processo, e segundo ela, o monumento na entrada da cidade fará com que a pessoa faça uma leitura do seu significado. “Trata-se de um conceito subjetivo, cada um verá e fará uma leitura diferenciada, onde ao mesmo tempo todos poderão enxergar o tripé de um novo tempo sedimentado através da humanização, modernidade e inteligência. Para entender o seu significado, a pessoa tem que viver Pindamonhangaba”.
“É interessante pois os conceitos são diversos. Alguns enxergam o monumento como um anzol, lembrando do significado do nome da cidade. Outros com o desenvolvimento industrial remetendo a capital da metalurgia ou da reciclagem do alumínio. Tudo isso é muito válido e faz a gente alcançar esse objetivo”, afirmou o prefeito Isael.

Aprovação ao pórtico

Nas redes sociais, a maioria da população está aprovando a instalação do monumento. Jéssica Cardoso afirmou que ficou surpresa em ver ações que estão valorizando a cidade. Moradora da cidade desde pequena, Regina Tata afirmou que nunca viu a cidade tão linda e reconhece também melhorias executadas na área da saúde.
“Vim de outro Estado e fazem 9 anos que estou morando em Pinda. Acho que nunca nossa cidade esteve tão bonita e organizada como agora. Parabéns”, afirmou Beth Rodrigues.
Para Marcia Garcia, Pinda é uma cidade que acolhe a todos e um local muito gostoso para se viver com muitas opções para o lazer. Marco David Oliveira afirmou que realmente a cidade precisava se destacar mais na região metropolitana do Vale do Paraíba. “Já era tempo de fazer essa melhoria, pois além de tudo somos uma cidade turística pela sua riqueza histórica”, afirmou.

  • Créditos da imagem: Portal R3
  • Créditos da imagem: Divulgação