Posto de Atendimento ao Trabalhador realiza diversos atendimentos

O Posto de Atendimento ao Trabalhador prestou diversos na última semana. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o propósito é ser uma ponte entre trabalhadores e empregadores em Pindamonhangaba.
O PAT funciona como uma agência pública de emprego e tem por objetivo a busca de alternativas para a inserção e recolocação dos trabalhadores no concorrido mercado de trabalho, propiciando uma ponte entre os empregadores e trabalhadores, oferecendo orientações ao trabalhador, na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recentemente foram realizados treinamento, com uma equipe de São Paulo, sobre preparação de currículos e técnicas de como se comportar numa entrevista.
No município, contamos com o PAT no centro e com o Posto Avançado em Moreira César, que funciona dentro da Subprefeitura. No Posto de Atendimento ao Trabalhador de Pindamonhangaba são concentrados todos os serviços, sendo considerado como um centro de referência das políticas públicas da geração de emprego e renda.
Ainda de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na semana passada, em especial, o posto atingiu o limite máximo de atendimentos realizados. Na terça-feira (23), passaram pelo PAT do centro, cerca de 1.100 pessoas, onde 500 munícipes passaram pelo atendimento nos guichês, e cerca de 300 pessoas passaram pelo PAT de Moreira César, sendo 105 atendimentos no guichê. Ao todo, foram encaminhados cerca de 318 candidatos às vagas existentes e o PAT ainda manteve atendimento a todos os demais serviços, como Seguro Desemprego e emissão da Carteira de Trabalho.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico destaca ainda que como uma importante ferramenta na busca de emprego para o trabalhador, na última semana, mais precisamente na sexta-feira, ocorreram diversas entrevistas nas salas existentes no posto, além da integração de 16 trabalhadores para uma terceirizada em uma das grandes empresas instaladas no município.
“É o PAT em ação, buscando minimizar o desemprego que atinge o país, contribuindo para que os munícipes encontrem uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Em breve virão boas novidades e oportunidades de emprego”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Staut.