Prática do basquete proporciona melhora na saúde, autoconfiança e disciplina

Basquete é um dos esportes de equipe que as crianças adoram. No entanto, para além do futuro profissional a que qualquer criança pode aspirar, a modalidade é dinâmica, divertida e traz diversos benefícios para a saúde.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, oferece a prática gratuita do basquete nas “Escolas de Esportes.”
De acordo com a professora Roselene Cardoso, responsável pela modalidade, a prática do basquete exercita diversas partes do corpo da criança ao mesmo tempo; é de extrema importância para saúde mental, pois ajuda a criança a pensar e criar estratégias rápidas melhorando a cognição; Melhora o convívio social, proporcionando interação com diversas pessoas diferentes, trabalhando o respeito e a cooperação; Melhora a saúde dos ossos e coração; Melhora o equilíbrio, precisão, coordenação motora e condicionamento físico, pois a criança passa a compreender melhor o seu corpo; Desenvolve a disciplina, pois existem as regras que devem ser compreendidas e obedecidas e os exercícios executados desenvolvem as capacidades físicas que tem o poder de estimular a autoestima e autoconfiança da criança, tornando-os mais independentes e autônomos à medida que vão crescendo.
As aulas são realizadas nos ginásios do Araretama, Luiz Caloi, Cidade Nova, João do Pulo e Pai João. São aulas para meninos e meninas.
Para participar, basta que o responsável maior de 18 anos efetue a matrícula do aluno, na secretaria do ginásio esportivo mais próximo. É necessário RG ou Certidão de Nascimento da criança, 2 fotos 3×4 e ficha assinada pelo responsável.
As Escolas de Esportes são voltadas, de forma geral, para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, de acordo com a modalidade escolhida. O requisito primordial é que as crianças estejam regularmente matriculadas na escola.

  • A Prefeitura oferece a prática gratuita do basquete nas “Escolas de Esportes” - Créditos da imagem: Divulgação