Prazo para Alistamento Militar termina dia 30

O prazo para as pessoas do sexo masculino nascidas em 1998 fazerem o alistamento militar termina dia 30 de junho.
De acordo com o secretário da JSM – Junta de Serviço Militar – de Pindamonhangaba, Israel de Souza, dos 1.400 jovens esperados em 2016, 860 já compareceram ao órgão, que é vinculado ao Ministério da Defesa.
Ele ressaltou que embora ainda haja mais de 20 dias, os jovens devem fazer o alistamento o mais rápido possível e evitar deixar para a ‘última hora’, pois a JSM deve receber mais de 500 pessoas até o fim do prazo.
O secretário destacou que o CAM – Certificado de Alistamento Militar – é emitido na hora. “É bastante rápido e simples. Demora cerca de cinco minutos se não houver fila, por isso eles devem evitar o fim do prazo”, ressalta.
Outro ponto fundamental é que no próprio CAM, o jovem já obtém a informação sobre qual a data do mês de julho (varia entre os dias 18 e 29) ele deve retornar à Junta de Serviço Militar para saber o dia, horário e local do exame de Seleção Militar.

Documentos necessários

Jovens nascidos em 1998 devem comparecer à Junta Militar munidos de certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de residência, declaração de matricula escolar – todos documentos originais – e uma foto recente, tamanho 3×4.

Outras informações

No caso de mudança de endereço após o alistamento, o jovem deve comparecer à Junta de Serviço Militar munido do Certificado de Alistamento Militar e do comprovante de residência.
Caso a pessoa tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência têm de mostrar atestado médico. Todos os documentos precisam ser apresentados em suas versões originais.
Quem estiver residindo no exterior deve procurar os consulados ou embaixadas do Brasil. Aqueles que perderem o prazo de alistamento podem participar da seleção somente em 2017, para incorporar apenas em 2018.
A Junta Militar de Pinda fica na avenida Albuquerque Lins, 138, São Benedito. Para atendimento, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 14 às 16h30. Mais informações pelo telefone 3648-1070.

O alistamento

É um ato obrigatório, cujo descumprimento pode causar desdobramentos para o cidadão.
Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias passados após a data marcada para o alistamento.
O não alistamento pode acarretar consequências. Abaixo, confira a lista das dificuldades que o cidadão pode enfrentar:
– Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
– Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
– Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos territórios ou municípios;
– Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
– Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
– Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
– Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
– Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos territórios ou municípios.

  • Após obterem o Certificado de Alistamento Militar, jovens devem voltar à JSM para saberem data do exame de seleção militar