Pré-conferências da Saúde começam nesta sexta-feira

O Comus (Conselho Municipal de Saúde), com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, realiza, a partir desta sexta-feira (7) as pré-conferências de Saúde. A primeira será no Recinto São Vito, das 18h30 às 22 horas.
Sempre no mesmo horário, também estão agendadas pré-conferências no dia 11, no centro comunitário Jardim Eloyna, dia 14, no centro comunitário da Cruz Pequena e no dia 21, no centro comunitário do Araretama.
A 8ª Conferência Municipal de Saúde terá o tema “Humanização na saúde: direito e deveres de todos”, e será realizada nos dias 11 e 12 de agosto. As inscrições para participação da conferência serão abertas na primeira pré-conferência e seguirão até o dia do evento. É necessário preencher uma ficha de inscrição, que será entregue nas pré-conferências.
As conferências municipais de saúde têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde e nos três níveis de gestão. Isso significa dizer que as deliberações das conferências devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal.
O Conselho de Saúde é um órgão permanentemente de fiscalização do Sistema Único de Saúde e atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos, financeiros e deliberativos.