Prefeito se reúne com ministro da Saúde para negociar novo formato de Samu

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, se reuniu em Brasília com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para negociar diretamente com o Ministério da Saúde um novo formato de Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – para a cidade.
A decisão foi tomada após as negativas de negociação para redução de custos com o consórcio que controla o Samu na região, o Cisamu (Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Vale do Paraíba e Região Serrana.
Foi protocolado no Ministério o pedido de análise de alternativas para Pinda se manter na rede de urgência e emergência, de outra forma. Foi reforçada a tratativa para a cidade operar a sua própria rede, fora do consórcio presidido por Taubaté, e que engloba também as cidades de Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga.
O encontro em Brasília contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Valéria dos Santos; o deputado federal, Márcio Alvino; e o secretário municipal de gabinete, Fabiano Vanone.
“Vamos ter nossa rede de urgência e emergência de qualidade, pois precisamos ter muita responsabilidade neste momento de dificuldade financeira. Os valores do antigo consórcio não são viáveis para a realidade orçamentária de Pinda”, comenta o prefeito Isael Domingues.
O contrato com o consórcio era de aproximadamente R$ 4,8 milhões por ano e foi ratificado em outubro de 2016, na antiga administração.
Para a secretária de saúde Valéria dos Santos, “a reunião foi muito importante para firmar pessoalmente com o Ministro da Saúde o desejo de Pinda ter a própria rede de urgência”.
O contrato com o consórcio a partir deste mês foi suspenso em assembleia do Cisamu. Porém, a cidade continua assistida com serviço de emergência, por meio da Emercor, que já atende a cidade desde junho de 2012, e a Clínica Médica Vale Guaratinguetá. No total, são três ambulâncias, sendo uma ativa e uma reserva da Emercor e uma UTI da Clínica, prontas para atender as ocorrências dentro do município.
Em média, a Emercor faz 450 atendimentos mensais, com investimento da Prefeitura de R$ 125 mil. O serviço inclui ainda médicos e outros profissionais como enfermeiro e técnico de enfermagem, na central de regulação. O atendimento é 24 horas, com telefonistas de emergência além da equipe de atendimento de Pinda.

  • No encontro com o ministro Ricardo Barros, foi reforçado o desejo do município de ter sua própria rede de urgência