Prefeitura amplia atendimentos no NAP beneficiando educação especial

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na terça-feira (5), a assinatura do termo de colaboração com a Organização Social Interação e a apresentação da ampliação das unidades dos NAPs (Núcleos de Apoio Psicopedagógicos) da cidade.
Atualmente, a Secretaria de Educação conta com duas unidades de NAP, nos bairros: Bela Vista e Pasin e, por meio deste processo, Pinda passará a ter quatro unidades do NAP: Pasin, Centro, Cidade Jardim e Cidade Nova, abrangendo todas as regiões da cidade, aumentando o atendimento para 500 vagas em vez das 200 que são disponíveis hoje. Com a descentralização dos serviços, a Secretaria de Educação visa à garantia de acesso e a permanência dos alunos.
O investimento é de R$ 960 mil ao ano e a previsão de início do funcionamento das novas unidades já é para a primeira semana de dezembro.

Avanço na educação especial

Além de mais unidades, os NAPs estarão mais equipados. Hoje, contam com fonoaudiólogo, psicólogo e pedagogo. Com a mudança, os NAPs oferecerão aos alunos os serviços de: psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicomotrista, terapeuta ocupacional e neuropediatra.
Somado às melhorias no NAP, a prefeitura vem realizando movimentos de melhoria no atendimento à educação especial. No início de 2017, a rede municipal oferecia: 18 salas de recurso multifuncionais, dois NAPs, professores de apoio nas unidades escolares, fila de espera de meses – e até anos – pelo devido atendimento especializado.
Agora, após o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Educação, a educação especial conta com: dotação orçamentária própria, parceria com a APAE, equoterapia, 120 agentes de educação básica e especial, plano educacional individualizado (PEI), e mais dez salas de recurso multifuncional, totalizando 28 salas de recursos multifuncionais.

Solenidade

A cerimônia de assinatura do termo de colaboração contou com a presença do prefeito Isael Domingues, do vice-prefeito e secretário de Governo Ricardo Piorino, do secretário de Educação Professor Júlio Valle e do presidente da Câmara em exercício, Carlos Moura Magrão.
De acordo com o secretário de Educação, Professor Júlio Valle, este processo objetiva garantir que toda criança com deficiência matriculada na rede municipal tenha o amparo para se desenvolver.
Para o prefeito Isael Domingues a educação é uma prioridade em sua gestão. “Temos investido muito em educação para a formação das nossas crianças e com a educação especial não poderia ser diferente. Se comparamos a realidade de 2017 até os dias de hoje fica claro que a ampliação do atendimento, com qualidade, tem que ser prioridade principalmente para a educação especial. É com muita alegria que assinamos este termo de compromisso com a ‘OS Interação’, porque sabemos que vamos oferecer um trabalho muito melhor para nossas crianças”, enfatizou o prefeito.

  • Educação é prioridade e esta assinatura soma às melhorias na educação especial