Prefeitura combate absenteísmo em exames e consultas; 20% faltaram em marcação de endoscopia

A Secretaria da Saúde de Pindamonhangaba vem combatendo as ausências de pacientes em consultas e exames de saúde agendados pela rede pública do município. O alto índice de absenteísmo vem prejudicando a redução da fila de espera para esses procedimentos.
No último mês de maio, a Prefeitura ofertou o agendamento de exames de endoscopia digestiva, sendo realizados exames para 79,16% dos pacientes agendados e registrado um índice elevado de absenteísmo de 20,84%, prejudicando outros munícipes que aguardam a realização do exame.
“Se você tem uma consulta, exame ou cirurgia marcada pelo SUS, não falte. Caso não possa comparecer, comunique com antecedência a sua unidade de saúde para que outra pessoa possa ser atendida em seu lugar. Essa atitude ajuda a diminuir a fila do SUS e a salvar a vida de outras pessoas”, afirmou a secretária de Saúde, Valéria Santos.
O município vem realizando mutirões com o objetivo de diminuir a fila de espera nos procedimentos da área de saúde. No final de maio, foi realizado um mutirão para consultas com endocrinologista e ainda neste mês será retomada a segunda etapa de consultas oftalmológicas.
“Até o começo do ano passado as filas estavam num patamar satisfatório, porém com a pandemia tivemos as marcações suspensas e para reduzir a espera estamos atuando com os mutirões”, explicou Valéria.

  • Créditos da imagem: Divulgação