Prefeitura convoca reunião para tratar de descarte de resíduos

Colaborou com o texto:
Victor Gobbo

Um encontro com caçambeiros da cidade foi realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de informar e promover o descarte correto de resíduos inertes.
O município de Pinda, conta com um aterro para material inerte (classe A) – resíduos de construção civil. Materiais da Classe A são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto.
Porém, segundo a legislação vigente, grandes geradores têm que dar um destino próprio para os descartes de seus materiais.
Para a secretaria de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, o que ocorre hoje no município é que muitas pessoas e até empresas descartam de forma incorreta os resíduos que geram. “Cada tipo de resíduos tem características e seu destino adequado. É preciso separar resíduos de construção civil e podas de árvores, por exemplo. E isso é responsabilidade de cada um de nós, pessoas físicas, jurídicas, como previsto em lei e sujeito a autuações”, disse a secretária.
A Prefeitura de Pindamonhangaba está desenvolvendo uma lei para a criação do cadastro para os grandes geradores e transportadores de resíduos inertes, conforme consta no plano municipal de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Dessa forma, disciplinando as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais.