Prefeitura de Pinda anuncia mais 200 castrações gratuitas para região leste

O programa de castrações executado pelo Centro de Proteção e Atendimento Animal (CEPATAS) da Prefeitura de Pindamonhangaba continua em ritmo acelerado e agora chega a diversos bairros da região leste do município.
As inscrições para a castração de cães e gatos terá início nesta sexta-feira (10) no Centro Comunitário da Cidade Nova e beneficiará 200 animais, beneficiando preferencialmente as fêmeas e com limite de dois animais por residência.
Os moradores do Maricá, Delta, Beta e Santa Cecília devem realizar a inscrição de seus animais a partir das 9h e para os moradores dos bairros Cidade Nova, Jardim Eloyna, Vitória Park e Santa Cruz a inscrição acontecerá a partir das 13h30.
Esta será a décima primeira etapa do programa, que já beneficiou diversos bairros da região do Ribeirão Grande, Bonsucesso, Goiabal, Bem Viver, Castolira, Vila São Benedito e Terra dos Ipês, Jardim Resende, Mombaça e Morumbi, Pasin, Vale das Acácias e região central de Moreira César.
“O programa teve início em dezembro de 2020 e cada etapa contempla a castração de 100 ou 200 animais. Poderíamos ter atingidos 1.100 castrações, mas até o momento já realizamos cerca de 938 procedimentos, pois muitos tutores se inscrevem e depois não levam o animal. Precisamos dessa consciência pois a castração evita crias indesejáveis e diminui o abandono”, afirmou a veterinária e responsável pelo CEPATAS, Fernanda Mussi.
Para se inscrever o interessado deve apresentar: CPF, comprovante de endereço e cartão do Cadastro Único, pois será dada prioridade para famílias de baixa renda. Serão atendidos dois animais por residência. No momento da inscrição, o tutor do animal receberá o dia, horário e cuidados pré-cirúrgicos.
Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura receberão um micro-circuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, sendo assim possível implantá-lo sob a pele. O microchip para animais contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas.
A castração previne doenças, diminui a agitação, reduz a agressividade, acaba com cios e gestações indesejadas e prolonga a vida. Mesmo que o animal não saia pra rua e só fique dentro de casa a castração faz um bem enorme para a saúde dele.

  • Créditos da imagem: Divulgação