Prefeitura de Pinda implanta abrigo emergencial para moradores em situação de rua

A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Assistência Social, está ampliando o serviço de acolhimento aos moradores em situação de rua no enfrentamento da onda de baixa temperatura. Desde essa quinta-feira (29) além do Centro de Acolhimento aos Moradores de Rua no ginásio da Quadra Coberta, o município implantou um Abrigo de Emergência com 25 vagas para atender os moradores nesta semana de frio intenso.
O Abrigo emergencial está atendendo no Centro Comunitário do bairro Alto do Cardoso e funcionará até no próximo domingo. A Prefeitura agradece a parceria com a Associação de Moradores do bairro, através do presidente Renan Teixeira.
O serviço de abordagem social vem realizando trabalho diariamente identificando os moradores e fazendo o convite para que sejam assistidos com apoio tanto no Centro de Acolhimento quanto no SOS, entidade parceira deste segmento.
“Estamos ampliando com o numero de 25 a 30 pousos, oferecendo as refeições diariamente para essas pessoas, agora contando com apoio de entidades que estão colaborando com o fornecimento dos alimentos”, explicou a secretária Ana Paula Miranda.
Esse trabalho emergencial está contando com apoio das entidades como: APAE (fornecerá sopa para o período noturno), Lar Irmã Júlia (doou travesseiros e fará o café da manha), Lar Irmã Terezinha (doação de cobertores) e SOS (roupas de cama e travesseiros), abraçando essa importante causa junto com a gestão municipal.
O novo espaço do Centro de Acolhimento conta também com Espaço Pet para receber os animais destes moradores de rua. “Sabemos que muitos deles sempre andam acompanhados de algum animal e caso eles necessitem poderão leva-lo junto pois o abrigo conta também com caminha e ração para os pets. Agradeço o apoio do Cepatas e da nossa funcionária Andreia (setor de parcerias), na confecção da caminha pet, e todo apoio da Dra. Estela da Comissão de Direitos Humanos e toda equipe da OAB”, afirmou Ana Paula.

Defesa Civil orienta sobre frente fria
Na última quarta-feira (28), a Prefeitura de Pinda participou da videoconferência com departamentos de Defesa Civil dos municípios com o objetivo de transmitir orientações, com base na frente fria prevista para essa semana. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal.
A reunião contou com a participação do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, e também da representante da Secretaria Nacional de Assistência Social, Vera Campello. Ambos repassaram orientações, por meio de apresentações, sobre como proceder nesse período, que precisará de ações além das que já são comumente adotadas pelos municípios.
Na oportunidade, foi reiterada a necessidade de atenção especial a idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoas que têm doenças crônicas. Os animais domésticos e os que se encontram nas ruas também precisam de cuidados.
Em Pindamonhangaba, a população poderá ajudar na identificação de moradores em situação de rua. “Ao identificar uma pessoa em situação de rua nesse frio, acione o serviço de abordagem especializada pelos telefones 98308-0025, 98279-0221 ou 93500-3054”, afirmou a secretária Ana Paula.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Espaço conta com 25 vagas para atender moradores nesta semana de frio intenso - Créditos da imagem: Divulgação