Prefeitura de Pindamonhangaba realiza ação contra a dengue

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, realiza ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti nesta semana. Os agentes de controle de vetores estão fazendo visita casa a casa, para a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2019 e alertar os moradores da cidade sobre os riscos de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
O verão chegou e com ele também as ações intensificadas contra a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. O período que é marcado por fortes chuvas, é também o que a incidência da doença ocorre de maneira notória. Em outubro do ano passado, a ADL ficou em 1,3 o que pode ser considerado um alerta, mas a prevenção contra os locais de criadouros deve ser constante. Ainda em 2018, os casos registrados de dengue em Pindamonhangaba foram 34, o que se dá em uma queda de cinco casos, comparado a 2017.
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre alta (superior a 38.5°C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. O diretor do Departamento de Proteção a Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, afirma que é essencial a colaboração dos moradores para que verifiquem frequentemente em suas casas possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypiti, com o intuito de eliminar as larvas do mosquito transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.