Prefeitura e Fundo Social realizam formatura de mais de 600 crianças pelo Edutran

Mais de 600 crianças da Rede Municipal de Ensino receberam seus diplomas do projeto “Edutran”, em cerimônia realizada na sexta-feira (30), no Centro Esportivo “João do Pulo”. O evento foi realizado pela parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba e o Fundo Social de Solidariedade.
O projeto “Edutran – Educação no Trânsito” – que acontece há 10 anos em Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, e visa levar noções de legislação e boas práticas no trânsito, para a Rede Municipal. Neste ano, contou com a participação de 13 escolas da Rede Municipal de Ensino: Prof. Augusto César Ribeiro, Profª Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, Prof. Elias Bargis Mathias, Prof. Félix Adib Miguel, Dr. André Franco Montoro, Profª Gilda Piorini Molica, Profª Madalena Caltabiano Salum Benjamin, Profª Maria Aparecida Arantes Vasques, Profª Maria Aparecida Camargo de Souza, Vito Ardito, Prof. Moacyr de Almeida, Profª Maria Madureira Salgado e Profª Isabel do Carmo Nogueira.
As unidades receberam os agentes de trânsito, que junto às crianças desenvolveram atividades de conscientização e ações como distribuição de cartas para os motoristas e blitzes educativas. Todos os alunos receberam diplomas e os representantes de cada escola também ganharam medalhas. Além desses prêmios, foram escolhidos o melhor desenho e a melhor redação dentre todas as escolas, e os vencedores foram: Júlia Rocha da Silva, do 4º B, da Escola Municipal Dr. Franco Montoro, vencedora no Concurso de Produção de Texto; e Kelita Franchim Veloso Dias, do 4º A, da Escola Municipal Prof. Elias Bargis Mathias, vencedora do Concurso de Desenho Livre. Ambos concursos, o tema foi “o que eu aprendi com o Edutran”
Cada vencedor ganhou uma bicicleta, presenteada pelo Fundo Social de Solidariedade.
Outra novidade da formatura foi o juramento, feito pelo agente do “Edutran” Júnior Ouverney, o ‘tio Júnior’, acompanhado pelo aluno Leandro Aleksandro dos Santos, da EM Prof. Moacyr de Almeida. A escola, inclusive, fez a tradução em libras do Hino Nacional e da música do Edutran, que existia há 8 anos e estreou somente agora, empolgando a todos.
A cerimônia de formatura contou, ainda, com a participação mais que especial da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior 1, que deu um verdadeiro show, apresentando canções como “New York, New York”, famosa na voz de Frank Sinatra, e “Do seu lado”, do Jota Quest, entre outras, colocando todo mundo para dançar.
Apoio à iniciativa – O prefeito Isael Domingues prestigiou a formatura do Edutran. “O projeto faz com que as pessoas entendam que todos fazem parte do mesmo sistema que só flui bem através do respeito. Todo motorista em algum momento é pedestre. Esse trabalho em conjunto da Secretaria de Educação e do Departamento de Trânsito valoriza ainda mais o ensino que oferecemos na Rede Municipal. A nossa educação está bem valorizada, nós estamos com 6.9 no Ideb. Saímos 6.4 e isso significa que o trabalho está sendo feito, e que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues, levou pela primeira vez o apoio do Fundo Social para a realização do evento de formatura. “Quando o Júnior nos procurou pedindo apoio para essa formatura, atendemos de pronto, porque são mais de 600 crianças que merecem ser valorizadas. O Fundo Social fez questão de apoiar essa iniciativa tão bonita, que já está colaborando para a formação de motoristas mais conscientes e para um futuro melhor para a nossa cidade”, afirmou.
O agente do Edutran, Júnior Ouverney, organizador do evento, agradeceu aos apoiadores. “Agradeço muito a presença do sr. prefeito Isael Domingues. Nos meus quase 6 anos de projeto, consegui fazer umas 8 formaturas e nunca um prefeito esteve presente. O evento ganha destaque, além do que as crianças percebem que são importantes ao ponto do prefeito da cidade, que tem agenda cheia de compromissos, estar lá presente, os parabenizando! Acredito que vão levar isso para a vida toda, junto com o que aprenderam no projeto! Muito obrigado pelo apoio! Esse projeto é das crianças de Pindamonhangaba”, destacou.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Educação, prof. Júlio Valle; secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário; secretário de Esportes, prof. Everton Chinaqui; diretora do Departamento de Trânsito, Luciana Viana; presidente da Câmara, Carlos Moura Magrão; vereador Ronaldo Pipas; e representando os conselhos do Fundeb e CME, Maria Lúcia dos Santos, além dos agentes do “Edutran”, Júnior, Márcio e Wellington.