Prefeitura entrega nova base do Samu no aniversário de Pindamonhangaba

No dia 10 de Julho, data em que se comemora o aniversário de 312 anos de emancipação político-administrativa de Pindamonhangaba, a Prefeitura realizou a entrega oficial da nova base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), chamado de Samup, pois atenderá exclusivamente pacientes de Pindamonhangaba.
O novo modelo de Samu será de forma mista com operações realizadas em conjunto pela prefeitura e uma empresa contratada, e com a regulação em parceria com a cidade de Guaratinguetá; e conta com três ambulâncias já credenciadas pelo Ministério da Saúde (duas básicas e uma avançada). Além destas ambulâncias e de toda a equipe de atendimento que servirá apenas a cidade de Pindamonhangaba, as operações serão integradas com o serviço de resgate do Corpo de Bombeiros.
Todo o serviço do Samup seguirá as exigências do Ministério da Saúde, incluindo a Central de Regulação. Isto possibilitará ao serviço de Pinda receber todos os benefícios de pertencer à rede.
Diversas autoridades municipais estiveram presentes no evento, como o deputado estadual André do Prado, o comandante do Corpo de Bombeiros na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, tenente coronel Luiz Roberto Rodrigues da Silva, vereadores, secretários e diretores da administração municipal. O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, destacou a economia para os cofres públicos. “Queremos o Samu de qualidade, mas com um preço justo e agora, com a regulação em parceria com Guaratinguetá, temos praticamente metade do valor do consórcio anterior, que era de quase 400 mil reais. Hoje, temos um serviço eficiente, a custo de R$236 mil reais. Essa economia de quase 170 mil reais por mês poderá ser revertida em investimento em outras áreas da cidade”, explicou. “Além da economia, o Samup atenderá exclusivamente Pindamonhangaba e, ainda, com a integração com o Corpo de Bombeiros, permitindo uma otimização do serviço”, completou. A partir de agora, o resgate e o Samup terão um único número de telefone, o 192.

O comandante do Corpo de Bombeiros na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, tenente coronel PM Luiz Roberto Rodrigues da Silva, afirmou que a integração do Samu com o Corpo de Bombeiros permitirá um melhor atendimento para os que precisarem do serviço. “A maior importância de integrar os órgãos de emergência, toda a ligação para único número, é que se consegue enviar a viatura correta para o atendimento correto, atendendo com mais eficiência a ocorrência”, explicou.
A nova base do Samu fica na sede do Corpo de Bombeiros, avenida São João Bosco, 965, Santana.