Prefeitura inaugura Clube de Xadrez

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
Na quinta-feira (3), a Secretaria de Esportes e Lazer irá inaugurar o Clube do Xadrez de Pindamonhangaba.
O Clube de Xadrez de Pindamonhangaba receberá o nome do enxadrista Josino Fernando de Mello Rezende. Josino nasceu em Pindamonhangaba no dia 27 de julho de 1945, filho de Ignácio Rezende e Maria Aparecida Mello Rezende.
Josino começou a jogar xadrez ainda na adolescência quando seu tio Fernando Agostinho Ramos de Mello ensinou os primeiros movimentos. Em 1960, aos 15 anos, se tornou campeão de Pindamonhangaba, conquistando notoriedade no município. Dois anos depois, o jovem enxadrista ficou em terceiro lugar e nos anos seguintes foi campeão dos “Jogos Abertos do Interior”, sendo aclamado por ser um dos jogadores com maior dedicação e habilidade para o jogo. Já em 1965, venceu o “Campeonato Paulista Estudantil no Torneio Estudantil Ribeiro Pinto”.
Devido a sua capacidade elevada e bom desempenho, aos 24 anos, Josino foi convidado para compor a equipe de xadrez do estado de São Paulo. Em 1970, passou a ser integrante da Seleção Brasileira de Xadrez até aposentar-se como profissional. Mesmo após sua aposentadoria, Josino foi técnico do também enxadrista Gabriel Carvalho Moreira Miguel, tricampeão brasileiro por categoria e medalhista do Pan-Americanos nos de 1996, 1998 e 1999. De 99 a 2000, passou a treinar a equipe do Instituto Tecnológico Aeronáutico – ITA – para a disputa do Campeonato Universitário.
Atualmente, Josino estuda diariamente partidas de xadrez e como hobby ainda passa noites jogando xadrez com amigos.
Escola de xadrez
As inscrições para participar das aulas de xadrez já estão abertas para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: clube.xadrez.pinda@gmail.com para adquirir mais informações ou comparecer na sede do clube no dia 7 de maio, dentro do horário das 13 às 16 horas para efetuar matrícula. O Clube de Xadrez de Pindamonhangaba está localizado na praça Melvin Jones, ao lado da Quadra Coberta. As aulas devem começar no dia 14 de maio.

As turmas no Clube de Xadrez serão divididas nos seguintes horários:
Segunda-feira: 9 às 10 e das 14 às 15 horas
Terça-feira: 9 às 10 e das 10 às 11 horas
Quarta-feira: 14 às 15 e das 15 às 16 horas
Quinta-feira: 9 às 10 e das 10 às 11 horas
Sábado: 14 às 18 horas
Para os adultos interessados na prática de xadrez, o clube terá horário ainda a ser definido e no período noturno e aos sábados.