Prefeitura inaugura praça no CDHU Cícero Prado

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura, neste sábado (29), às 10h30, a praça Maria da Paz do Nascimento Sant´anna. O novo espaço público está localizado no CDHU do Loteamento Cícero Prado, em Moreira César, entre a rua Raul Rabelo e a avenida Benedito Bernardo, próximo à Escola Municipal Prof. Lauro Vicente de Azevedo.
A praça foi construída pela equipe da Subprefeitura de Moreira César, que revitalizou a área, atendendo solicitação dos moradores do entorno. Foram feitos pintura da quadra já existente, restauro do playground e da academia ao ar livre, piso em concreto, formação de canteiros gramados, instalação de bancos, construção de uma quadra de basquete de rua e de vôlei, e uma área para treino e apresentações de capoeira. A iniciativa foi realizada com mão de obra da Subprefeitura e materiais próprios do Departamento de Serviços Municipais.

Homenageada

O novo local de lazer recebeu a denominação de Maria da Paz do Nascimento. A homenageada nasceu em Pernambuco, em 1946, e veio para Pindamonhangaba, precisamente para Moreira César, refugiando-se de violência doméstica do primeiro marido, trazendo suas duas filhas e perdendo o contato com os pais e demais familiares.
Para sustentar a família, trabalhou na lavoura, foi empregada doméstica e lavadeira. Casou-se novamente, teve mais três filhas e, ao lado do marido Benedito Santana, foram os primeiros moradores do Vale das Acácias. Muito religiosa, Maria da Paz participou de políticas sociais, ajudando famílias carentes da região, por meio de arrecadação e doação de roupas e alimentos, junto com a igreja evangélica da qual fazia parte.
Após 30 anos em Pindamonhangaba, com a ajuda de vereadores e da Prefeitura, conseguiu restabelecer contato com seus pais e familiares, que foi mantido até o fim de sua vida. Ela faleceu em 26 de junho de 2013, em decorrência de um câncer pulmonar, combatido bravamente durante um mês. Deixou um legado de honradez, honestidade e caridade.

  • Novo espaço público será ponto cultural para moradores de Moreira César