Prefeitura inaugura setor de transporte da Saúde na segunda-feira

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizará, nesta segunda-feira (27), às 15 horas, a entrega oficial do setor de transporte da Saúde. Trata-se de um local apropriado e que reunirá todos os veículos que realizam o transporte de pacientes do SUS para tratamento em outras cidades, assim como a parte administrativa que organiza os trâmites burocráticos para este atendimento.
A área está localizada no centro da cidade, entre o CEM – Centro de Especialidades Médicas – e o Cmei – Centro Municipal de Educação Infantil – que está sendo construído na rua Major José dos Santos Moreira. O prédio se fazia necessário para organizar melhor este atendimento e levar mais comodidade aos munícipes que realizam a solicitação. A obra foi realizada com recurso próprio e mão de obra do servidor municipal, somando um investimento de cerca de R$240 mil da Prefeitura.
Em uma área de aproximadamente 800m², o novo local conta com espaço de convivência para os motoristas, sala de atendimento para marcação dos pacientes, sala para agendamento dos veículos, recepção, sanitários com acessibilidade, estacionamento coberto para até 40 veículos e descoberto para outros 30, além de portaria com guarita. A obra foi realizada em terreno próprio da Prefeitura, onde havia uma antiga cabine primária de energia desativada, que recebeu adequações para o prédio de atendimento.
No total, o transporte da saúde conta com uma frota de 72 veículos e cerca de 60 motoristas. Também com cinco novos veículos locados e, a partir de setembro, mais sete veículos locados reforçarão o atendimento. O serviço de transporte de pacientes já funciona, mas não era centralizado em um só local. Diariamente, são recebidos em média 200 pedidos para transporte, e todos são atendidos pela prefeitura.
Para solicitar o serviço, é necessário ir ao setor de agendamento e apresentar a solicitação médica e documentos, para gerar uma ordem de serviço e a logística de atendimento. De acordo com informações do secretário de Serviços Públicos, Josué Bondioli, essa obra está sendo planejada para melhor atender a população e organizar o serviço. “Esse projeto foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Saúde e Setor de Transportes da Prefeitura e está gerando uma boa expectativa entre os motoristas. A população será beneficiada, pois terá um local melhor para acolhimento e atendimento”, explicou.

Homenageado

O prédio do transporte da saúde recebeu a denominação de Marcelo dos Santos. Natural de Pindamonhangaba, fez carreira militar na escola Aeronáutica, em Guaratinguetá, trabalhou na Aeronáutica e na Embraer e, em 2000 foi aprovado no concurso público da Prefeitura de Pindamonhangaba, assumindo em 2002, como motorista especializado. Era muito religioso, fazia parte da Renovação Carismática e, por tal motivo, ficou conhecido como “Padre Marcelo” entre os motoristas colegas de trabalho.
Em 2008, casou-se com Eliana Correa dos Santos e teve três filhas: Mariana, Ana Maria e Júlia. Em 3 de agosto de 2015, sentiu-se mal durante o trabalho e deu entrada no Pronto-Socorro para cuidados, mas não resistiu, vindo a falecer em 5 de agosto de 2015.
O nome do homenageado foi escolhido em uma enquete realizada entre os profissionais da área de transporte, demonstrando como Marcelo era querido e respeitado pelos colegas de trabalho, uma vez que ele foi um grande pai, exemplo a ser seguido, honesto, íntegro e cumpridor de seus deveres.

  • Local permitirá melhor acolhimento e comodidade para a população