Prefeitura inaugura UPA de Moreira César nesta quarta-feira

Unidade de Pronto Atendimento começará a atender moradores ainda em dezembro

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizará, nesta quarta-feira (19), às 16 horas, a cerimônia de inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Moreira César.
O prédio contará com salas destinadas a: exame, inalação, aplicação de medicação, observação adulto e infantil, eletrocardiograma, curativos, coleta de materiais para exame, imobilização de fraturas, atendimento emergencial, exame de radiologia, entre outras, além da parte administrativa, contendo sala de treinamento e reuniões com capacidade para 30 pessoas. Ao todo, o local conta com 1.538,71 m² de área construída.
A UPA faz parte do convênio entre a prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e fica localizada na rua José Teberga, 601, próximo ao Cisas e a unidade do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
A entrega da UPA de Moreira César é uma vitória, obtida após a união de esforços de diversos setores da administração municipal e, principalmente, resultado de uma gestão focada e voltada para a economicidade. “Construir o prédio foi a parte mais fácil, o difícil foi colocar a UPA para funcionar, neste período de crise econômica em que vive o país e na prefeitura que encontramos, com a folha de pagamento inchada e a impossibilidade de fazermos contratações”, explicou o prefeito Isael Domingues. “Focamos a gestão na economicidade e agora, como resultado, podemos entregar para a população não apenas um prédio, mas uma unidade com equipamentos novos e, principalmente, com atendimento humanizado, que é o mais importante, para que a população seja devidamente acolhida e receba o melhor tratamento que pudermos disponibilizar”, destacou.

Preparativos para a inauguração

Preparando o local para a inauguração, desde quinta-feira (13), o Pronto Atendimento de Moreira César começou a trabalhar com algumas limitações, pois, após a inauguração, os atendimentos de urgência e emergência serão todos realizados apenas na UPA.
Durante esta transição, foram realizadas a retirada dos equipamentos de raio-X e gerador central do PA de Moreira César e instalação na UPA, para a ligação da rede de oxigênio e testes de todos os equipamentos.
O Samu de Pindamonhangaba e de Moreira César já foi oficiado com a solicitação de retaguarda e reforço para os atendimentos dos casos graves e acidentes, que deverão ser encaminhados, durante esses dias, diretamente para o Pronto-Socorro Municipal, até a inauguração da UPA de Moreira César.
O funcionamento da UPA de Moreira César para atendimento à população iniciará, oficialmente, no dia 20 de dezembro.

  • Local tem salas e equipamentos apropriados para atendimento dos pacientes
Desenvolvido por CMC Multimídia
Tamanho da fonte
Modo Contraste