Prefeitura inicia atividades do NAP Cidade Nova

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a OSC Interação, iniciou oficialmente as atividades do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAP) do Cidade Nova, na terça-feira (23). No dia anterior, foi dado início oficial às atividades na unidade do centro.
Para marcar a data, o prefeito Isael Domingues, a secretária de Educação Luciana Ferreira, vereadora Gislene Cardoso, equipes do NAP (OSC Interação) e da Secretaria de Educação, estiveram presentes no local. Importante destacar que, neste momento de pandemia, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, como obrigatoriedade do uso de máscara e proibição de aglomerações.
Representantes das ‘Mães de Azul’ agradeceram a conquista, destacando a importância do trabalho dos NAPs para o desenvolvimento das crianças. A vereadora Gislene Cardoso também exaltou a importância do trabalho do NAP e agradeceu a iniciativa da Prefeitura. A secretária de Educação, Luciana Ferreira, destacou que o trabalho para a ampliação do atendimento dos NAPs foi iniciado em 2017. “Foi um trabalho cuidadoso das demandas da Educação, principalmente no que se refere à educação especial. As obras no tocante à educação evidenciam as ações lideradas pelo Executivo, somadas aos esforços das equipes, para beneficiar as crianças e suas famílias”, disse.
O responsável pela coordenação dos NAPS, Ezequiel Braça, destacou essa conquista para o município, avaliando a ampliação das unidades dos Núcleos como um grande avanço para a educação especial, colaborando no desenvolvimento e inclusão das crianças especiais. “Com as novas unidades, a descentralização do atendimento irá melhorar o desempenho de mais crianças e favorecer o trabalho dos profissionais”, afirmou.
Para o prefeito Isael Domingues a educação é uma prioridade em sua gestão. “Temos investido muito em educação para a formação das nossas crianças e com a educação especial não poderia ser diferente. A ampliação do atendimento, com qualidade, tem que ser prioridade principalmente para a educação especial”, destacou. Ele lembrou que a cidade está avançando em tecnologia sem esquecer a humanização. “Estamos trabalhando para uma cidade cada vez mais humana, moderna e inteligente. Mesmo com todo o serviço oferecido, nunca podemos nos esquecer de acolher bem as pessoas, com carinho e respeito. Tenho certeza de que as equipes dos NAPs têm essa consciência de como são importantes na vida das crianças atendidas e de suas famílias”, garantiu.
Por meio da assinatura do termo de colaboração com a Organização Social Interação, em novembro do ano passado, a cidade passou a contar com a ampliação das unidades, passando de duas para um total de seis, contando as unidades de atendimento e triagem. Isso possibilitou o aumento do número de vagas de 200 para 500.
Além de mais unidades, os NAPs estão mais equipados, oferecendo aos alunos os serviços de: psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicomotrista, terapeuta ocupacional e neuropediatra.
NAP Moreira César – O NAP Moreira César, batizado de “Governador Mário Covas” fica localizado no Pasin e terá o início oficial de suas atividades na terça-feira (30), às 10 horas.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação