Prefeitura lança campanha sobre cuidados contra a dengue

A Prefeitura de Pindamonhangaba está lançando a nova campanha visando conscientizar e relembrar seus moradores sobre os cuidados necessários para que em 2021 não tenhamos altos índices de registro de dengue. Com a chegada do período de chuva, as ações preventivas realizadas por cada munícipe em sua residência é muito importante na luta contra a proliferação do mosquito transmissor da doença.
“Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos”, afirmou a secretaria de Saúde, Valéria Santos.
Segundo ela, a equipe de controladores de vetores da Vigilância Epidemiológica prossegue o trabalho de orientação e fiscalização nas residências, priorizando os bairros onde o foco é maior. “Em junho deste ano por exemplo fizemos uma ação forte no Araretama, que naquele momento sinalizava como uma região preocupante. Pontualmente, além da visita realizamos também a aplicação de controle químico com a aplicação de inseticida adequado nos quintais das residências”, informou a secretária.
Frequentemente a Prefeitura de Pindamonhangaba realiza a Análise de Densidade Larvária (ADL) medindo em diversas áreas do município a presença de larvas em possíveis criadouros. Em janeiro, momento crítico, a ADL do município estava em 4.3 e a última medição, realizada em outubro, indica uma queda para 0.5, bem abaixo do índice de 1.0, recomendado pelo Ministério da Saúde.

  • Créditos da imagem: Divulgação