Prefeitura lança implementos agrícolas durante Dia do Produtor Rural

Colaborou com o texto:
Jennifer Gonçalves

O Sindicato Rural de Pindamonhangaba recebeu diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Agricultor (29 de julho). No município, a data é conhecida como Dia do Produtor Rural e a comemoração teve início na quarta-feira (26) e se encerrou no sábado (29). O evento é realizado em conjunto pelo Sindicato Rural e Conselho de Desenvolvimento Rural, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba.
A grande atração do evento, no sábado (29), foi a entrega dos implementos agrícolas, realizado pela Prefeitura, para compor a patrulha agrícola: uma plantadeira de pastagem, uma plataforma colhedora de forragem e uma encanteiradora.
“Patrulha Agrícola visa disponibilizar máquinas e implementos agrícolas aos pequenos produtores do município, aumentando a produtividade e ajudando as pessoas que não possuem acesso ao maquinário”, explica o diretor de Agricultura, Paulo Ricardo Nicolás Imparato. Para utilizar o serviço, os produtores devem fazer uma solicitação no Departamento de Agricultura, localizado na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1.181.
O evento contou com café da manhã para os produtores rurais, uma solenidade com a presença de diversas autoridades como o prefeito Isael Domingues e os presidentes de conselhos e sindicatos rurais, além de uma benção ecumênica e a quarta edição do “Gente do Campo Alimentando a Cidade”.
O objetivo foi valorizar os produtores e divulgar a importância que eles possuem para a economia da cidade. O evento acontece há 60 anos, e este ano contou com diversos produtos do município, como arroz preto e de outras qualidade, queijos de vaca e de cabra, legumes, verduras e doces típicos. Além da presença da feira de artesanato Arte Encanto e a barraca da Apae, que recebeu toda a renda obtida com a venda de alimentos e bebidas.
O tradicional Torneio Leiteiro premiou com 17 mil reais as duas categorias disputadas, regularidade e produtividade. Na regularidade, vence o animal que mais se aproximar da meta estipulada na sua inscrição – produzir 20, 25 ou 30 kg de leite/dia. O vencedor foi o produtor Eduardo Faria Raposo Lopes.
Na produtividade, vence o animal que produzir maior quantidade de leite durante o torneio. O vencedor foi o produtor José Renato Bicudo.
Os produtores puderam participar de palestras gratuitas como a Elanco Brasil e a Poli-Nutre, além da palestra com a equipe do Branco do Brasil, sobre o Plano Safra 2017/2018 de linhas de créditos para produtores rurais.

  • Evento acontece há 60 anos, e teve diversas apresentações e “benção ecumênica”