Prefeitura lança obras de revitalização do centro da cidade

Em coletiva de imprensa, realizada nessa quarta-feira (17), no Palacete 10 de Julho, a Prefeitura de Pindamonhangaba oficializou o lançamento oficial de duas das primeiras obras de revitalização do centro da cidade: a troca do piso do passeio da praça Monsenhor Marcondes, e o alargamento das calçadas e colocação de ciclofaixa na rua dos Andradas, trecho entre o Itaú e a praça.
Segundo a secretária de Obras e Planejamento da Prefeitura, Marcela Franco, a obra na praça Monsenhor Marcondes teve início nessa quarta-feira (17), com a quebra do piso do passeio da fase 1. No total, serão cinco fases, cada uma terá início e fim antes de começar a próxima, para que cause menos transtornos possíveis às pessoas que utilizam a praça.
Está totalizada em R$ 214 mil (convênio federal) e terá foco na acessibilidade do passeio público, com a instalação de piso podotátil e rampas. Na rua dos Andradas, no trecho que compreende o banco Itaú até a praça Monsenhor Marcondes, o investimento é de R$ 328 mil da iniciativa privada, por meio de participação comunitária estabelecida através do Programa de Expansão Industrial, lei nº 5602/2013, decreto nº 5020/2014.
A obra está prevista para iniciar no dia 22 de julho e consiste nas etapas de demolição, alargamento de calçada, revisão da captação de água pluvial e, por fim, a pavimentação da calçada e da rua. Também tendo atenção especial para a construção de rampas de acessibilidade e instalação de piso podotátil. A prefeitura finalizará com a sinalização de trânsito horizontal e vertical.
Para a realização, principalmente das obras na rua dos Andradas, haverá períodos de interdição da via. De acordo com o Departamento de Trânsito, a rota alternativa está para ser feita pela rua dos Andradas, rua João Romeiro, rua Martim Cabral, rua Gregório Costa, rua dos Expedicionários e praça Monsenhor Marcondes.
Antes do anúncio oficial do início das obras, a prefeitura visitou todos os comerciantes do trecho afetado da rua dos Andradas, e realizou reunião para ajustes e adequações. A Acip (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) por meio do presidente Thiago Derrico, está participando de todas as fases.
Além das obras anunciadas, estão em planejamento a fase 2 da rua dos Andradas, a partir da praça até o cruzamento com a avenida Coronel Fernando Prestes. O chafariz da praça também está passando por estudo para sua revitalização.

  • Prefeitura lança obras de revitalização do centro da cidade
  • Secretária de Obras e Planejamento da Prefeitura, Marcela Franco, explicou revitalização em coletiva de imprensa