Prefeitura lança site para adoção do “melhor amigo”

A Prefeitura de Pindamonhangaba lançou, nesta semana, uma página em seu site oficial para incentivar e conscientizar sobre a adoção responsável de cães e gatos que foram recolhidos das ruas e estão morando no Abrigo Municipal. É o www.pindamonhangaba.sp.gov.br/adoteumamigo/
A criação desta ferramenta de comunicação foi uma maneira de possibilitar às pessoas conhecerem os animais que estão disponíveis para adoção, como a Baronesa, a Malhada, o He-man e o Scooby, entre outros. Além do encontro virtual, os interessados podem ir ao Abrigo Municipal conhecer pessoalmente os animaizinhos. As visitas são autorizadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e do meio-dia às 16 horas.
O Abrigo Municipal de Animais fica na Estrada do Maçaim, s/n. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3648-2959 ou e-mail:abrigodeanimais@pindamonhangaba.sp.gov.br.
Adoção e doação
Para adotar um cachorro ou gato do Abrigo Municipal, é necessário atender alguns requisitos: ser maior de 18 anos, apresentar comprovante de residência de Pindamonhangaba, documento oficial com foto e, no momento da retirada do animalzinho, preencher e assinar um termo de adoção.
Importante destacar que todos os animais adultos disponíveis para adoção são vacinados e castrados.
Além das adoções dos animais, a página informa também que é possível ajudar a causa animal por meio de doações de alimentos, medicamentos, roupas e outros itens, sempre por meio do Fundo Social de Solidariedade.
A Prefeitura informa ainda que o Abrigo Municipal não recebe animais e não está apto a realizar atendimento ou outro tipo de intervenção veterinária para o público. Os cães e gatos que estão no local foram recolhidos das ruas e somente eles podem receber os serviços veterinários.
Outras ações
Além da criação do site, a Prefeitura realizou, em abril, o Animacão Legal, no Parque da Cidade. Este foi o primeiro evento voltado exclusivamente para a conscientização e adoção responsável de cães e gatos, com o apoio de protetores voluntários de animais. Na ocasião, 17 cães e gatos foram adotados, conseguindo um novo lar.
Essas ferramentas fazem parte do planejamento da Prefeitura para reduzir o número de animais abandonados nas ruas. Para o prefeito Isael Domingues, além da preocupação com o bem-estar dos animais, essas ações estão relacionadas com a saúde pública.
“Animais bem tratados dificilmente transmitem doenças. Já animais abandonados e que vivem em condições de pouca higiene, podem transmitir doenças para as pessoas, como por exemplo raiva, bicho geográfico, sarna etc”, explica o prefeito Isael Domingues, adiantando que outras edições do Animacão Legal serão realizadas durante o ano.
O prefeito lembrou, ainda que, em breve, o Abrigo Municipal será transferido para o Cepatas, um centro de atendimento que será criado no Parque da Cidade, especialmente adequado para receber animais abandonados com maior conforto e higiene.

Imagens: Divulgação