Prefeitura organiza distribuição de medicamentos da Farmácia Municipal

A Prefeitura de Pindamonhangaba definiu novas regras para a retirada de medicamentos da Farmácia Municipal, com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho realizado e organizar o atendimento.
Agora, além da receita médica, o paciente deve apresentar seu documento de identidade para fazer a retirada dos medicamentos. Em caso de retirada por terceiros, se for parente do paciente, somente a apresentação do documento comprovando o parentesco é suficiente para a retirada dos medicamentos. Caso contrário, será necessário apresentar também uma declaração do paciente autorizando a retirada em seu nome, principalmente para antibióticos e remédios controlados.
Importante ressaltar que a Farmácia Municipal entrega medicamentos somente para moradores de Pindamonhangaba. Por isso, em caso de receitas de outras cidades, será necessário apresentar o comprovante de residência para a retirada dos medicamentos, provando que o paciente é morador de Pindamonhangaba.
Diariamente, a farmácia municipal atende cerca de 800 receitas, para a retirada de medicamentos controlados e de especialidades, além dos medicamentos da atenção básica, para moradores da região central da cidade. Os moradores das demais regiões da cidade devem fazer a retirada de medicamentos da atenção básica nos postinhos que atendem seus bairros.

População pode retirar medicamentos em farmácias do “Aqui tem Farmácia Popular”

Pindamonhangaba conta com diversas farmácias cadastradas no programa do Ministério da Saúde “Aqui tem Farmácia Popular”, onde os pacientes do SUS podem retirar medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma. Além deles, o Programa oferece mais 11 itens, entre medicamentos e a fralda geriátrica, com preços até 90% mais baratos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária.
O “Aqui Tem Farmácia Popular” visa a atingir aquela parcela da população que não busca assistência no SUS, mas tem dificuldade para manter tratamento medicamentoso devido ao alto preço dos medicamentos.
Estão disponíveis, gratuitamente, os seguintes medicamentos: para asma – Brometo de Ipratrópio 0,2 mg e 25 mg, Dipropionato de Beclometasona 50 mcg, 200 mcg e 250 mcg, Sulfato de Salbutamol 100 mcg e 5 mg; para diabetes – Cloridrato de Metformina 500 mg, 500 mg ação prolongada e 850 mg e Glibenclamida 5mg; e para hipertensão – Atenolol 25 mg, Captopril 25 mg, Cloridrato de Propranolol 40mg, Hidroclorotiazida 25 mg, Losartana Potássica 50 mg, e Maleato de Enalapril 10 mg.

Imagens: Divulgação