Prefeitura, Pinda FC e Ferroviária unem forças para profissionalização do futebol

Com o advento das políticas públicas relacionadas ao Esporte em Pindamonhangaba, a profissionalização do Futebol segue sendo trabalhada com prioridade no município. Em encontro realizado na última semana, representantes da Prefeitura, do Pinda FC e da Associação Atlética Ferroviária, acertaram novas tratativas do trabalho que vem sendo realizado.

O encontro contou com a participação do vice-prefeito Ricardo Piorino, secretário de Esportes Everton Chinaqui, do presidente do Pinda FC Fábio Luciano, presidente da AA Ferroviária Júlio Piorino, dentre outros colaboradores.

Pinda Futebol Clube

Fundado recentemente, em 22 de fevereiro de 2022, o Pinda Futebol Clube tornou-se a primeira Sociedade Anônima do Futebol do Estado de São Paulo e tem como foco a missão de se tornar um clube formador de atletas. No último ano, o clube disputou as categorias Sub 15 e Sub 17 da Associação Paulista de Futebol e agora, filiado na Federação Paulista de Futebol (FPF) participará dos campeonatos oficiais da categoria de base. Posteriormente, o clube irá trabalhar também com a categoria Sub 11 e Sub 13.

A equipe já realizou a reapresentação para 2023 e, na última semana, realizou uma peneira no CE “João do Pulo” e no CE “Zito”, com a participação de 543 atletas.

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMELP), vem apoiando a iniciativa que trará grande avanço para o esporte no município. “Estamos acreditando neste projeto que vem sendo construído a várias mãos e que tem um projeto social vinculado ao trabalho sério de promover o esporte, paixão dos brasileiros, com qualidade no nosso município”, afirmou o secretário Everton.

O clube hoje conta com 13 profissionais em seu departamento técnico e nossos treinadores. Todos, além de terem sido ex-atletas de futebol profissional, também são formados em educação física e todos com as licenças de treinadores da CBF”, afirmou o diretor executivo Fábio Luciano.

Segundo ele, o projeto foi criado com a proposta de formar atletas de base de alta performance e embalar nos próximos anos a participação em campeonatos oficiais como a Copa SP Futebol Júnior e outros do estado de São Paulo, torneios nacionais e até internacionais.

Ferroviária

Fundada em 1930 e com forte tradição no futebol, a AA Ferroviária aliou-se ao projeto acreditando nas boas expectativas. “Temos parceria com a Prefeitura em diversas modalidades e agora, com esse novo desafio, queremos ver o futebol brilhar ainda mais. Somos um clube revelador de muitos talentos, aqui começaram a jogar atletas como o goleiro Everson do Atlético MG, que já defendeu inclusive nossa Seleção Brasileira e, mais recentemente, o Leo Naldi, de 21 anos, que hoje joga pela Ponte Preta. A nossa intenção é que com essa parceria mais talentos possam surgir”, afirmou Júlio Piorino.

Para o vice-prefeito Ricardo Piorino, trabalhar a profissionalização do futebol é um compromisso da atual gestão.

Quem me conhece sabe do meu amor pelo futebol e de tudo o que construí na minha vida através dele. Tenho conversado frequentemente com nosso prefeito Dr. Isael sobre esse projeto que tem tudo para dar certo e por isso essa parceria Prefeitura – Ferroviária – Pinda FC recebe o nosso total apoio”, explicou Piorino.

  • Divulgação
  • Divulgação Projeto pretende formar atletas de base de alta perfomance