Prefeitura prepara nova licitação para área azul e serviço estará suspenso temporariamente a partir do dia 14

A Prefeitura de Pindamonhangaba informa que o contrato com a empresa Estapar, que opera os serviços de exploração do sistema de estacionamento rotativo no município, será finalizado a partir desta terça-feira (14) para abertura de um novo processo licitatório de concessão pública.

A empresa opera os serviços de área azul no município desde 2002 e após o último contrato completar 10 anos, a administração municipal definiu não mais renovar para que seja licitado um novo sistema, mais moderno e com a implantação de novas tecnologias que possibilitem um melhor serviço à população.

O projeto básico para nova concessão já está em tramitação junto à Secretaria de Segurança Pública e deverá ser implantado ainda em 2022, conforme informações do secretário Fabrício Pereira.

O estacionamento rotativo pago, em vias e logradouros públicos, é um importante instrumento de ordenamento do uso do solo viário urbano, sendo hoje a melhor opção utilizada pelas cidades para democratizar o uso de vagas e amenizar a carência de vagas de estacionamento em regiões comerciais e de serviços.

Em Pindamonhangaba, o Sistema de Estacionamento Rotativo é regulamentado desde 1998 pela Lei Municipal nº 3.429, que além de democratizar o uso do espaço público, viabiliza a ampliação da disponibilidade de vagas em áreas congestionadas, já que aumenta a oferta através da limitação do tempo de utilização, garantindo maior número de veículos estacionados por vaga existente, melhorando a fluidez do tráfego.

Atualmente, são muitos os municípios que adotam o sistema eletrônico de controle, e todos através de concessões públicas.

Pedimos a compreensão dos comerciantes e da população, pois iremos ficar um período sem os serviços até a definição da empresa que irá explorar essa atividade”, afirmou Fabrício.

  • Divulgação