Prefeitura promove discussão sobre o “Conselho Municipal de Trânsito”

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu na última semana uma reunião para discutir a criação do “Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana”.
A reunião, que aconteceu na noite de quinta-feira (26), no auditório da prefeitura, contou com a presença da diretora de Gestão Institucional, Thais Batista do Carmo; da diretora de Trânsito, Luciana Viana e também da diretora de Planejamento Luciana Ayuko Yui.
A ação teve por intuito a formação de um grupo de trabalho composto por representantes do “Movimento Voz do Trânsito”, Polícia Militar, Departamento de Trânsito, do segmento de usuários e do segmento de prestadora de serviços de transporte que assumiram o compromisso de juntamente com o Poder Público, sistematizar as proposições que forem realizadas pela consulta pública online.
As discussões destacaram que a minuta apresentada contempla de forma ampla as questões relativas às temáticas e que merecem reconhecimento do fato de ser um conselho paritário, com oferta de formação técnica e aprimoramento dos conselheiros, e por propor a realização de conferências periódicas.
“O Conselho será primordial no fomento da participação popular quanto às questões de segurança viária, pois um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos, além disso, será a oportunidade de se estabelecer diretrizes para os serviços públicos de transporte e propor soluções à política pública de mobilidade urbana”, destaca a diretora de Trânsito, Luciana Viana.
A minuta está disponível para consulta pública, para que a população possa tomar conhecimento do teor do documento e apresentar sugestões, de 27 de julho a 26 de agosto pelo endereço www.pindamonhangaba.sp.gov.br , encaminhado as sugestões para transito@pindamonhangaba.sp.gov.br.
De acordo com o Departamento de Trânsito, uma nova reunião está prevista para o dia 5 de setembro, no auditório da prefeitura, às 18 horas, para finalização do documento e posteriormente encaminhar à Câmara Municipal para aprovação da Lei de Criação do Conselho.

  • Conselho será fundamental no fomento da participação popular e no debate de questões sobre segurança viária