Prefeitura realiza apresentação do “Diagnóstico Socioterritorial” do município

Colaborou com o texto:
Victor Gobbo
No último dia 10, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), realizou a apresentação do “Diagnóstico Socioterritorial” do município. O evento aconteceu na Faculdade Anhanguera, com palestra da psicóloga Cíntia Parisotto.
O diagnóstico socioterritorial é um elemento fundamental para a organização, coordenação e prestação dos serviços da Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade, no qual permite organizar a oferta de serviços de forma territorizada em áreas de maior vulnerabilidade e risco social.
Para a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, foi um momento muito importante para Pindamonhangaba, pois o documento traz um posicionamento da situação da Assistência Social dentro do município. “O objetivo do diagnóstico é mostrar quais as demandas sociais pertinentes dentro do município. A partir deste documento é possível criar políticas públicas para atender as necessidades da população no ambiente da Assistência Social”, disse a secretária.
Para a realização do diagnóstico foi realizada uma pesquisa mista com dados qualitativos e quantitativos, uma pesquisa bibliográfica, em que foram levantadas diversas informações sobre os aspectos socio-históricos do município, assim como foram averiguados registros quantitativos de dados que subsidiaram as análises comparativas principalmente da rede socioassistencial de Pindamonhangaba.
O documento está à disposição na Secretaria de Assistência Social para todos que quiserem acesso, seja para conhecimento, sugestão, dúvidas ou verificação dados.