Prefeitura realiza bate-papo sobre DSTs para adolescentes

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

Na tarde da última quinta-feira (27), a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, setor de Infectologia, promoveu um bate-papo sobre doenças sexualmente transmissíveis para cerca de 530 alunos da Etec João Gomes de Araújo.
O momento contou com a palestra psicóloga do setor de Infectologia, Débora Soglio, que abordou todos os métodos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Durante a reunião, a profissional alertou sobre a importância da vacina contra o HPV (vírus papiloma humano), que tem como principal objetivo imunizar as meninas contra a doença.
“A palestra visa fomentar a conscientização quanto ao tema, advertindo quanto aos males e limitações que a doença pode trazer, ainda que atualmente a medicina esteja avançada sobre este aspecto”, comenta o diretor da Vigilância Epidemiológica, Rafael Lamana, setor que integra a Infectologia.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, atualmente no município há aproximadamente 600 pacientes soropositivos em tratamento ambulatorial, que contam com apoio de profissionais multidisciplinares na área da saúde.
Lamana destaca ainda que a falsa impressão é que as doenças sexualmente transmissíveis estão restritas a uma classe social ou faixa etária, mas não, qualquer pessoa sexualmente ativa e que pratique sexo inseguro está sujeita a contrair e transmitir a doença. “Por esta razão, o ideal é praticar o sexo seguro e caso haja exposição ao sexo inseguro, observe qualquer sinal de anormalidade em seu corpo, procure um médico e relate o caso inclusive ao seu parceiro”, alertou o diretor.
Mais informações podem ser obtidas no ambulatório de Infectologia, na rua Dr.Frederico Machado, 179 – São Benedito, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, com atendimento de profissionais médicos, psicólogos, enfermeiros no acolhimento e tratamento. A aplicação de teste de hepatite, sífilis e HIV é feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, gratuitamente.

  • Conversa teve como objetivo a conscientização do público jovem