Prefeitura realiza “Congresso Municipal de Educação”

Colaborou com o texto:
Victor Gobbo

A última quinta-feira (10) marcou o fim do “Congresso Municipal de Educação: Práticas da Gente”, na qual diversas atividades educacionais foram realizadas em vários pontos da cidade. O congresso é uma realização da Secretaria de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba e faz parte da construção do currículo da rede e das ações formativas do Mês do Professor.
No primeiro dia, terça-feira (8), aconteceu a palestra “Quanto vale ser professor no Brasil hoje?”, na Etec João Gomes de Araújo, às 19 horas. A palestrante e socióloga Lourdes Atié fez provocações a partir de dados, comportamentos familiares e rotinas escolares que dão sentido e configurações às escolas em relação ao tema abordado.
Na quarta-feira (9), foi discutido o tema “Linguagem e alfabetização (leitura e escrita nos anos iniciais)”, na Faculdade Anhanguera. Além da Palestra, ocorreram oficinas com temáticas ligadas à ludicidade, história, geografia, alfabetização, ciências e matemática.
Já no último dia, quinta-feira (10), as palestras e oficinas com os mesmos temas aconteceram na Escola Municipal “Prof. Joaquim Pereira da Silva”.
De acordo com a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Luciana Ferreira, “o Congresso Municipal de Educação suscita discussões sobre o currículo da Rede Municipal de Ensino de Pinda que vem sendo discutido sistematicamente nos múltiplos espaços formativos e, o produto das discussões resultará no documento a ser entregue aos professores com a participação efetiva de todos”.