Prefeitura realiza diversos serviços e reparos pela cidade

O ano começou com a realização de diversos serviços e reparos por toda a cidade. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão realizando limpeza de córregos, colocação de guias e sarjetas, reparo em galerias, entre outros.

Limpeza de córrego

A primeira fase da limpeza do córrego do Araretama teve início no dia 11. O serviço começou com a desobstrução da tubulação e seguirá com a limpeza da vegetação lateral, limpeza da calha e recomposição do talude. O serviço trará inúmeros benefícios à localidade e maior potencial de drenagem e escoamento de águas pluviais. O córrego da Primeira Água (conhecido também como Córrego do Campos Maia), recebeu em sua extensão a manutenção de desassoreamento e desobstrução da composição vegetal em seu leito, otimizando o escoamento e aumentando o potencial de recebimento das águas de chuvas captadas pelas galerias na referida região. Foi realizada a limpeza do Córrego que interliga a galeria da Mariz de Barros com rua Conselheiro Rodrigues Alves, na Boa Vista, com o Ribeirão do Tapanhão, para a resolução de um antigo problema que causava transtornos e alagamentos aos moradores daquela localidade. Foi feita a substituição da tubulação de 0,60 por uma nova tubulação de 1,000, serviço realizado pela equipe de Drenagem da Secretaria de Serviços Públicos.

Guias e Sarjetas

A Secretaria de Serviços Públicos, por meio de solicitação da Subprefeitura de Moreira César, disponibilizou o caminhão betoneira para a conclusão da primeira fase da colocação de guias e sarjetas na Avenida das Rosas. Essa primeira etapa já está concluída e aguardando nova solicitação para o início da segunda etapa, que necessita de um período de estiagem para a aplicação do concreto.

Reparo em galerias

Foi realizada, na segunda quinzena de dezembro, a obra de reparo da galeria na rua Condessa de Vimieiro, no Alto Cardoso. A tubulação havia se rompido e causou a obstrução da galeria e o assoreamento da calha do córrego da primeira água. Logo após a obra de reparo da galeria, foi realizada uma operação de aterro (recomposição de solo), na cratera que havia se formado no local em que se rompeu a tubulação de galeria. No dia 3 de janeiro, foi entregue a linha de tubos de 1000 na Rua das Laranjeiras, no Goiabal. Essa foi a fase mais importante da obra e a mais complexa de se realizar. Estão sendo construídos seis ramais para a captação da água da chuva. Na extensão desta galeria, estão sendo construídos as caixas e os ramais de captação das águas pluviais, essa é a segunda fase da etapa da obra da galeria que trará inúmeros benefícios aos moradores do bairro do Goiabal.

  • Bairro do Goiabal também recebeu melhorias nas galerias