Prefeitura realiza entrada forçada em imóveis no Bosque e Araretama

Agentes de Controle de Vetores junto à Guarda Municipal fizeram a ação para frear
o criadouro de dengue nas casas

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Proteção a Riscos e Agravos à Saúde em parceria com a Guarda Municipal, realizou na última sexta-feira (12), a entrada forçada, em um imóvel localizado na região do Bosque.
De acordo com informações deste departamento, a casa estava em mau estado de conservação, e possivelmente estava sendo meio de criadouro do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
“Este é um fato que se confirma com o resultado positivo para dengue de pacientes residentes no bairro. Ações como esta, serão utilizadas, quando necessário, vencidas as etapas de localização e notificação dos proprietários e responsáveis pelos imóveis, sem êxitos”, comenta o diretor do Departamento de Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.
Ainda de acordo com o departamento, atuações como estas, são necessárias no intuito de interesse à saúde pública, eliminando quaisquer possíveis criadouros do mosquito , em especial em bairros que está havendo a transmissão da doença. “Utilizamos a ‘entrada forçada’, amparados na Lei Federal e Municipal que institui medidas permanentes de combate e prevenção ao vetor, em caráter excepcional e em situações epidemiológicas quando indicar”, conclui Lamana.
Na quarta-feira (17), foi realizada uma operação semelhante no Araretama.