Prefeitura realiza licitação para obras emergenciais na Igreja São José

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizará, na sexta-feira (12), o recebimento da documentação para a Tomada de Preço nº 01/21 que irá definir a contratação de uma empresa especializada para a execução de obras de reparo emergencial na Igreja São José.
A intervenção que será realizada visa a garantir a conservação emergencial do imóvel histórico, que necessita futuramente de uma restauração interna e externa. Os trabalhos estão baseados no resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público. Em decisão, o juiz Luís Felipe Souza Fonseca determinou o reparo emergencial da Igreja de São José da Vila Real de Pindamonhangaba, “evitando o perecimento do patrimônio histórico e cultural, com execução dos serviços básicos de remoção de vegetação nas trincas, reparo no sistema de calhas para evitar infiltrações, manutenção no forro da Igreja, entre outras ações visando a preservação do templo”.
“A Prefeitura está sendo solidária à Mitra Diocesana que é a real responsável pelo patrimônio. A Mitra contratou uma empresa especializada em restauro e manutenção de bens tombados para realizar o projeto especifico emergencial e agora o município executará esse trabalho”, afirmou a secretária de Obras e Planejamento da Prefeitura, Marcela Franco.
Segundo ela o objetivo no momento é garantir que o patrimônio não receba mais deteriorações e a ação emergencial ainda não garante a abertura total do templo religioso. O valor inicial orçado é de R$ 247 mil.

  • Créditos da imagem: Divulgação