Prefeitura recebe treinamento da ferramenta do e-SUS

Colaborou com o texto:
Victor Gobbo

O auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba está sediando o treinamento da ferramenta e-SUS, em relação ao PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), direcionado a todos os profissionais da saúde do município. A ferramenta é um prontuário com registros clínicos e monitoramento das pessoas de um território.
Com a ferramenta é possível realizar o monitoramento de todas as ações de atenção básica da cidade, como: atender e acompanhar o paciente, fazer solicitação de exame, prescrição de medicamento, encaminhamento do paciente para consulta de especialidades e mais.
“O Ministério da Saúde transfere o recurso para o município de acordo com a produção, e a ferramenta que o Ministério monitora para fazer a análise se a cidade está produzindo de forma equivalente aquilo que ele repassa, é o e-SUS”, explicou o instrutor de treinamento da ferramenta, Rafael Vicente.
A capacitação acontecerá até sexta-feira, envolvendo todas as categorias profissionais, sendo eles: enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, médicos, dentistas e auxiliares de saúde bucal.
O treinamento consiste na parte de legislação, regulamentação do ministério, como é feita a consulta, a importância de preencher os campos e o que isso afeta em relação aos dados do município, estado e união.
Para a diretora de assistência de atenção básica da saúde, Luciana Cruz, “esse atendimento é importante, pois traz mais qualidade de atendimento para o paciente, controle maior dos dados e aprimoramento na gestão”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.