Prefeitura reúne empresas de jardinagem para alavancar Programa “Cidade Florida”

Em reunião realizada na quarta-feira (3), a Prefeitura de Pindamonhangaba reuniu representantes de empresas de jardinagem e paisagismo visando transmitir informações sobre o programa Cidade Florida. O encontro foi coordenado pelos secretários municipais Roderley Miotto (Desenvolvimento Econômico) e Maria Eduarda San Martin (Meio Ambiente).
O programa Cidade Floria tornou-se oficial a partir de 2018 com o Decreto nº 5.546/18, possibilitando a participação de empresas e cidadãos comuns na adoção de praças públicas, rotatórias, canteiros e áreas verdes. Trata-se de uma ação de zeladoria que visa aprimorar a manutenção, conservação e melhorias urbanas através da parceria. Após preencher os requisitos, a empresa deve apresentar uma proposta com os serviços que pretende realizar, com as melhorias paisagísticas e ambientais e o período de vigência da cooperação.
Durante o encontro, a Prefeitura transmitiu as normas padronizadas para a arborização e jardinagem dos espaços públicos, garantindo às empresas de jardinagem do município a possibilidade de atuar junto às empresas que futuramente irão adotar os espaços públicos.
“Foi importante pois discutimos as dificuldades que as empresas têm como ausência de ligação de água para a manutenção dos espaços e trocamos ideias para melhorar esse programa que já é um sucesso e irá expandir ainda mais”, afirmou Roderley Miotto.
Para Maria Eduarda San Martin “é muito importante as empresas da cidade colaborarem com o paisagismo das nossas áreas verdes. Uma cidade bonita, limpa, bem cuidada resgata o amor do seu povo e torna ambientes deteriorados e utilizados para o mal, como espaço agradável e de convivência social. Ressalto que cuidar das áreas verdes é um ganho ambiental”.
“A nossa ideia é deixar a cidade bonita e aconchegante, fazendo o turista querer voltar para a cidade, atrair o empresário para investir e por isso nessa nova fase estamos avançando ainda mais e profissionalizando o programa em ação conjunto Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico”, afirmou o prefeito Isael Domingues.
Os interessados em participar do programa podem acessar o site da Prefeitura, através do link: https://pindamonhangaba.sp.gov.br/cidade-florida . Neste espaço é possível encontrar a legislação, carta de apresentação do programa e o manual de arborização com a indicação de espécies.
As ações desse programa atendem a Agenda de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente o objetivo 15 Vida Terrestre e o 17 Parcerias e Meios de Implementação.

  • Crédito da imagem: Divulgação