Prefeitura tem novo planejamento para limpeza da cidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está dando início a uma nova maneira de realizar os serviços de limpeza, roçada, retirada de entulho, poda de árvores, de forma organizada e eficaz.
Em janeiro, com a criação da Secretaria de Meio Ambiente, as ações foram reorganizadas e o início do serviço se deu por meio da limpeza e a roçada das principais áreas de lazer dos bairros da cidade, como praças e parquinhos, somadas à retirada de entulhos nos pontos críticos em que a população deposita lixo e entulho irregularmente – que anteriormente eram de responsabilidade do antigo Departamento de Serviços Municipais, além da poda e corte de árvores, conforme os processos que já haviam sido solicitados, com atendimento também organizado por bairros.
Na última semana, os bairros que receberam os serviços de limpeza foram o Maricá, o Santa Cecília e o Castolira, seguindo o cronograma do “Tapa-Buracos”, realizado pela Secretaria de Obras e Planejamento. Os próximos bairros serão Santana e Mombaça.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, a intenção é que seja realizado um serviço integrado e que seja implantada uma nova rotina de atendimento dos bairros, com as equipes retornando periodicamente para a realização da manutenção desses serviços. A ação conjunta abrangerá toda a cidade e, além deste cronograma, a Secretaria de Meio Ambiente tem equipes trabalhando em diversos outros pontos da cidade, atendendo as emergências e pontos críticos.
Importante destacar que as áreas de Moreira César, Feital, Vista Alegre, Jardim Regina e outros bairros do distrito, continuam sob responsabilidade da Subprefeitura, e a manutenção e a limpeza da zona rural, com a Secretaria de Obras e Planejamento. A Secretaria do Meio Ambiente se encarrega do restante da cidade, tendo dividido a parte urbana do município em três regionais: Leste, Centro e Araretama, ficando assim, três frentes de trabalho atuando ao mesmo tempo para atender as demandas do município.
A secretária de Meio Ambiente da Prefeitura destaca, ainda, a necessidade de apoio da população, evitando o descarte de lixo ou entulho em vias públicas. Além disso, uma atenção para a questão do mato em terreno particular e em calçada, que é de responsabilidade do munícipe, conforme e a lei 1411/74 (código de Posturas do município). A prefeitura já está fazendo vistorias por bairros e notificações para a limpeza e corte de mato desses locais particulares que, se não forem realizadas pelos proprietários, implicará em multas.