Prefeitura trabalha em projeto para melhorar sistema de drenagem na região do São Benedito e Galega

Com as fortes chuvas que caíram em Pindamonhangaba nesta semana, volta à cena a discussão das obras de drenagem no município visando eliminar focos históricos de alagamento, como o existente na região da Academia Aerofisic.

No último dia 30 de novembro, a medição da Defesa Civil identificou que a cidade recebeu 42 milímetros de chuva, quase ¼ de toda a chuva que caiu no mês de novembro, que totalizou 185 milímetros.

Esse problema histórico, enfrentado há décadas, vem sendo tratado como prioridade pela Prefeitura de Pindamonhangaba, que neste ano contratou uma empresa especializada para execução de serviços técnicos de engenharia para elaboração de um projeto executivo para rede de drenagem nesta região do município.
Somente para execução do projeto da obra, a Prefeitura está investindo R$ 94 mil. O trabalho teve início no final do mês de agosto e a previsão é que o projeto completo seja entregue no primeiro trimestre de 2023.

Além da contratação do projeto executivo, foi contratado também o orçamento e cronograma para posterior planejamento para execução das obras. Essa é outra etapa dos trabalhos, uma vez que pela complexidade da obra depende também de questões orçamentárias devido ao grande aporte financeiro que a obra exigirá.

Segundo a Prefeitura, até o momento foram entregues os levantamentos de campo (sondagem, topografia) além do traçado proposto para caminhamento da nova rede de drenagem proposta

Os detalhamentos de projeto estão em execução, para posterior levantamento dos custos com orçamento e cronograma físico deste investimento. Vamos precisar de parcerias, recursos externos do governo federal e estadual, emendas de deputados e apoio da Câmara de Vereadores, pois somente com dinheiro do tesouro municipal não será possível executar essa obra”, afirmou o vice-prefeito Ricardo Piorino.

De acordo com o projeto que vem sendo elaborado, o novo traçado da rede de drenagem irá percorrer as ruas Cônego José Luiz Pereira Ribeiro (Aerofisic), Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, Rua Major João Alfredo Homem de Mello, Rua dos Bentos, Rua Major José dos Santos Moreira, Rua Ignácio Henrique Romeiro, Rua Professor Demétrio Boueri até a travessia existente da linha férrea MRS, com previsão de lançamento das águas no córrego da Galega/Campo Belo.

Trata-se de obra complexa do ponto de vista de interferência no município, com forte intervenção nas diversas quantidade de rede existentes nesse percurso. Somente com esse mega investimento será solucionado o problema de alagamento em duas regiões, tanto nas proximidades da Aerofisic, quanto na região das ruas dos Bentos/Galega e adjacências da Ferroviária”, esclareceu Piorino.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está dando prioridade ao pedido de limpeza de boca de lobo para melhorar a passagem das águas e solicita aos moradores que colaborem evitando jogar lixo na rua e objetos que possam obstruir a drenagem.

  • Divulgação