Prêmio alemão “Green Talents 2019” abre inscrições em busca de jovens talentos da pesquisa no Brasil

O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) abre inscrições para a 11ª edição do concurso “Green Talents – International Forum for High Potentials in Sustainable Development” (Fórum Internacional de Projetos com Alto Potencial para o Desenvolvimento Sustentável). O prazo para envio de candidaturas é 22 de maio de 2019, às 14 horas Cest (Horário da Europa Central). Mais informações disponíveis em www.greentalents.de.
Desde 2009, a iniciativa tem o objetivo de promover o intercâmbio internacional de projetos de pesquisa inovadores nas áreas da sustentabilidade e meio ambiente. Com centros de pesquisa e inovação de ponta, a Alemanha dá apoio especial a esses esforços ao intensificar a cooperação entre as mentes brilhantes mais promissoras de todo o mundo.
O prêmio contempla 25 jovens pesquisadores todos os anos. Os vencedores vêm de vários países e disciplinas científicas e são reconhecidos pela capacidade inovadora de suas iniciativas, que objetivam tornar a sociedade mais sustentável. Desde a sua criação, o prêmio reconheceu 232 jovens pesquisadores e cientistas de 65 países diferentes, devido aos seus excelentes desempenhos e contribuições para que as suas comunidades, países e sociedades sejam mais sustentáveis.
Estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de jovens profissionais com até três anos de experiência profissional (excluindo-se experiência profissional obtida no âmbito de um grau educacional) e com forte foco em desenvolvimento sustentável estão qualificados a se inscreverem. Os candidatos devem provar excelente domínio do idioma inglês e notas acima da média. Selecionados por um júri altamente qualificado de especialistas alemães, os vencedores também ganham acesso exclusivo à elite da área da pesquisa na Alemanha.
A premiação de 2019 inclui: convite para visitar a Alemanha em 2019 e participar do fórum científico, com duração de duas semanas, e todas as despesas pagas; durante a visita, os vencedores terão acesso a instituições de pesquisa e ciência de ponta, que oferecem visões únicas dos trabalhos desenvolvidos por elas; os pesquisadores terão oportunidade para apresentar os seus trabalhos pessoalmente, por meio de reuniões individuais com os especialistas de sua escolha para discutir oportunidades futuras de pesquisa e cooperação; oportunidades de networking com os demais acadêmicos na conferência dos “Green Talents Alumni”, durante a cerimônia de premiação em Berlim; em 2020, estadia de pesquisa totalmente financiada, com duração de até três meses, na instituição da escolha do vencedor; acesso exclusivo à Rede Green Talents alumni, composta por alunos de diversos países que atuam na área de desenvolvimento sustentável.