“Prêmio Carlos Slim de Saúde” está com inscrições abertas

Premiação busca reconhecer o trabalho de pesquisadores e de instituições na área de Saúde para a população da América Latina

Até o dia 31 de outubro de 2018, estão abertas as inscrições para a XII edição do “Prêmio Carlos Slim em Saúde”.
Promovida pela Fundação Carlos Slim e divulgação do Instituto NET Claro Embratel, a iniciativa tem por objetivo reconhecer o trabalho de pesquisadores e instituições sem fins lucrativos na área de Saúde.
Além do reconhecimento e do prestígio que a premiação representa, os vencedores recebem um valor de 100 mil dólares em cada categoria. São elas:
“Carreira em Pesquisa” – reconhece pessoas que se dedicam à pesquisa em saúde e cujo trabalho tem permitido a geração de soluções para os grandes desafios da Saúde na América Latina;
“Instituição Destaque” – homenageia as instituições latino-americanas, sem fins lucrativos, públicas e privadas, que tenham implantado programas que trouxeram melhorias, na área da saúde, para as comunidades onde estão inseridas.
Na categoria “Carreira em Pesquisa”, os candidatos devem comprovar experiência profissional de 15 anos no campo de pesquisa em Saúde e os projetos devem ser inscritos por indicação de um terceiro. Já, categoria “Instituição Destaque”, a organização deve contar com experiência de 10 anos de atuação e a inscrição deverá ser realizada por um integrante do Conselho de Administração, diretoria ou patrocinador da iniciativa.
Após o período de inscrição, cada projeto será avaliado, rigorosamente, por um júri independente, que será integrado por especialistas de instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras, e também por vencedores de edições anteriores do Prêmio.

Sobre a premiação
O “Prêmio Carlos Slim em Saúde” foi lançado em 2007 e já recebeu mais de mil pesquisas inscritas, de 23 países; premiando, ao todo, 23 projetos em locais como: Argentina, Colômbia, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Peru e El Salvador.
O Brasil foi contemplado três vezes: duas na categoria “Instituição Destaque” – em 2010, com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano Sul (Celafiscs), e em 2013, com a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) – e uma na categoria “Carreira em Pesquisa”, para o Dr. César Gomes Victoria.
As informações completas sobre os prêmios estão disponíveis no site oficial do concurso: www.premiosensalud.org
Os vencedores serão anunciados no primeiro trimestre de 2019.