“Prêmio Mestre Cultura Viva” divulga finalistas

Colaborou com o texto: Victor Gobbo
***
A Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba divulga, nesta quarta-feira (16), o resultado do concurso cultural “Prêmio Mestre Cultura Viva de Pindamonhangaba”, que seleciona cinco mestres, sendo estas pessoas com mais de 60 anos, que se reconheçam ou sejam reconhecidas por sua própria comunidade como herdeiras dos saberes e fazeres da tradição oral.
Os membros da Comissão de Seleção do Edital de Concurso Cultural, por meio da avaliação da documentação apresentada pelos inscritos e a atribuição das respectivas pontuações, selecionaram cinco finalistas. São eles: 1° – Marino Ferreira de Melo (Brinquedos de Madeira), 2° – José Soares Ferreira (Escultor Arte Sacra), 3° – Maria de Oliveira (Feitio de Azeite de Mamona), 4° – Pedro do Prado (Folia de Reis), 5° – Antônia Ferreira da Silva (Artesã).
Cada um dos selecionados receberá os seguintes prêmios: R$ 2 mil e “Certificado de Mestre”. O edital completo com o resultado do concurso cultural já está disponível na integra do jornal e no site da Prefeitura de Pindamonhangaba, o www.pindamonhangaba.sp.gov.br. Os contemplados serão convidados para uma cerimônia de premiação, com data ainda a ser definida.
O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, lembra da importância de se valorizar os saberes populares, pois são eles que contribuem para a formação de nossa identidade cultural. “Normalmente, a história e a cultura acabam lembrando pessoas que são renomadas e, culturalmente falando, temos personagens e em nossa comunidade que precisam ser valorizados, que trazem consigo tradições e costumes que foram formando nossa identidade ao longo das gerações, como o vendedor de biju ou a benzendeira, entre outros saberes populares, e que não podem ser esquecidos”, destacou. “Parabenizo os vencedores, que, cada um em seu ofício, trazem um significado muito grande e de muita importância para a formação de quem somos hoje”.

  • Um dos vencedores é reconhecido por seus brinquedos de madeira