“Prêmio por Excelência no Estudo” consagra alunos com bom rendimento escolar

Pela 12ª edição consecutiva, a premiação incentivou a Educação e o Desenvolvimento Social do município

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
Apesar do encontro com professores e da conversa sobre o desenvolvimento estudantil, 200 estudantes de Pindamonhangaba tiveram um dia de aula diferente na manhã dessa quinta-feira (5). Eles fugiram da rotina para irem em busca do reconhecimento, concretizado em forma de certificado e premiação em dinheiro, conquistado com o “Prêmio por Excelência no Estudo” promovido pela empresa Tenaris no Brasil.
Na cerimônia realizada no Clube ADC da Confab, as duas centenas de aprendizes formalizaram a conquista, uma vez que seguiram os critérios de boa disciplina, limite máximo de 15 faltas e média mínima de 9 pontos ao longo do ano letivo de 2017. Nessa conformidade, 56 deles são do 1º ano, 71 do 2º ano e 73 do 3º ano do Ensino Médio.
Em consequência de toda atmosfera que ronda a premiação, os educadores identificam a iniciativa como um pilar importante para a dinâmica educacional da cidade, como comentou Lia Inês Farias Abarza, que está há 2 anos na direção da Escola Estadual Dr. Alfredo Pujol. “É um incentivo muito grande aos educandos de hoje em dia. Além disso, a gente percebe que há um estímulo, uma gana dos alunos em conseguir ganhar o prêmio”, acrescentou.
Assim, acompanhados de familiares e de amigos e divididos em 170 alunos de escolas públicas estaduais, 15 de escolas particulares e 15 de uma escola técnica, os protagonistas do evento receberam as honras da cúpula de cinco oradores: Renato Catallini, presidente da Tenaris no Brasil; Gicele de Paiva Giudice, dirigente regional de Ensino; Roberto Vidigal, presidente da Organização Techint no Brasil; professor Julio César do Valle, secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba e Ivani Silveira, diretora de Recursos Humanos da Tenaris no Brasil.
“O ‘Prêmio por Excelência’ representa um dos valores fundamentais do grupo Tenaris, que é o investimento em educação. E um fator muito legal é que todos os meninos que vieram hoje estão aqui por um único motivo: o próprio mérito deles”, afirmou o presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini.
Na edição deste ano, 141 estudantes receberam o prêmio pela primeira vez, 42 pela segunda e 17 pela terceira. O filho de Valquíria Lima, Alisson Matheus, de 19 anos, faz parte do primeiro grupo e a mãe não deixou de demonstrar sua satisfação com a condecoração. “Isso me enche de orgulho porque a impressão que tenho é de que cumpri o dever de educar meu filho”, se emocionou Valquíria, que veio morar com a família em Pinda faz 2 anos.
Pelo lado dos vencedores, Daniel Patrick de Oliveira, de 18 anos, está decidindo o que vai fazer com o bônus financeiro. “Eu já trabalho e ganho meu dinheiro. Então, pretendo guardar esse do prêmio”, afirmou o recém-formado da Escola Estadual Alexandrina Gomes de Araújo Rodrigues, que ganhou o “Prêmio por Excelência no Estudo” por dois anos consecutivos.

  • A premiação com entrega de certificados foi realizada no Clube ADC da Confab