Presentes customizados são apostas para gerar renda no Natal

O Natal está chegando e com ele, um leque de oportunidades para quem deseja ganhar um dinheiro extra no fim do ano. Considerada a data mais importante do varejo, o Natal movimenta diversos setores da economia e beneficia profissionais autônomos que se preparam para essa época.
A docente da área de moda da unidade do Senac em Pindamonhangaba, Talita Ribas, explica que algumas técnicas de customização são de baixo investimento financeiro e podem trazer alto retorno. “Os itens desenvolvidos tendem a ser exclusivos e, aliados à qualidade dos materiais usados no produto, oferecem uma margem de lucro maior.”
Os exemplos mais comuns de customização de roupas e acessórios são: bordado; strass; pedrarias; tingimento; aplicação de renda, tachinhas; recortes e descoloração de tecidos, entre outras. Para quem deseja investir nesse segmento, Talita indica: “Chinelos e shorts jeans customizados continuam sendo tendência no Brasil, país em que o Natal acontece em pleno verão. Óculos e ‘correntinhas’ também são bem-vindos, além de serem presentes com bastante utilidade. Vale a pena também produzir produtos com as cores laranja, amarelo e tons pastéis, que vão dominar essa estação.”
Ela acrescenta que para potencializar as vendas e saber administrar um negócio próprio é fundamental buscar uma formação profissional. “O mercado mudou muito nos últimos dez anos e a tecnologia trouxe um novo conceito de vendas. O marketing digital reinventou o tradicional e o consumidor também mudou seu comportamento de compra. Buscar uma capacitação ajuda o profissional autônomo a ser cada vez mais competitivo”, diz.
O Senac oferece diversos cursos na área de moda e se prepara para abrir a programação de 2019. Em Pindamonhangaba, a unidade do Senac fica na rua Suíça, nº. 1.255, no bairro Santana.
Mais informações, no Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba

  • Chinelos customizados estão entre as sugestões de produtos que geram renda extra