Registro Cultural : Presidente da UBT- Pinda realiza oficinas de trovas

Com o objetivo de propagar e incentivar a prática da modalidade poética trova entre os estudantes e professores, a seção de Pindamonhangaba da UBT-União Brasileira de Trovadores, com o apoio da biblioteca Rômulo Campos D’Arace, vem realizando oficinas de trovas com alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Trova é uma composição poética de sentido completo, composta de quatro versos (linhas) de sete sílabas (poéticas), rimando o 1º com o 3º e o 2º com o 4º. A trova expressa um pensamento (lírico, filosófico ou humorístico) ou uma descrição.
As oficinas para o aprendizado têm à frente o presidente da UBT-Pindamonhangaba, trovador José Valdez de Castro Moura.
Anualmente a UBT-Pindamonhangaba promove e realiza com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, o Concurso Nacional/Internacional de Trovas e Juventrova.
O Nacional (já alcança sua 30ª edição), é dividido entre a categoria regional (trovadores locais, da região vale-paraibana, serrana e litoral norte), e a categoria Nacional/Internacional (trovadores de São Paulo, demais estados e paíse de língua portuguesa).
O juventrova (concurso estudantil da trova que está na 25ª edição), é destinado a alunos do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano) e Curso Médio (redes pública e particular)

  • A oficina de trovas já foi realizada na biblioteca Rômulo Campos D’Arace (no Bosque)
  • ...na sala do EJA da Escola Municipal Manoel César Ribeiro (no Crispim)
  • ...e na sala do EJA da Escola Municipal Julieta Reale Vieira (no Castolira)