Prestadores de serviços turísticos devem se cadastrar no Cadastur

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba informa que o Ministério do Turismo criou um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Chamado de Cadastur, o cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados, além de ser uma importante fonte de consulta para o turista e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de turismo.
O programa é executado pelo Ministério do Turismo e é obrigatório para os seguintes prestadores de serviços turísticos: agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos.
O cadastro é gratuito e o número, após deferimento da solicitação, será o mesmo do CNPJ da empresa. Para se cadastrar basta acessar o site e clicar na área “Sou Prestador”. Após preencher os dados solicitados o interessado terá acesso ao formulário eletrônico de cadastro. Sua solicitação será analisada e, se estiver tudo correto, o interessado será avisado por e-mail quando o certificado estiver disponível. O certificado tem um QRCode com todas as informações do cadastro, como validade, situação cadastral e tipo de prestador.
O certificado deve ficar exposto na área de atendimento do prestador. Para mais informações, o interessado deve consultar o site www.cadastur.turismo.gov.br.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Cadastur traz os seguintes benefícios: incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; e visibilidade nos sites do Cadastur e do “Programa Viaje Legal”.